GPS Brasília comscore

Datafolha mostra cenário estagnado: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%

Em relação aos votos válidos, Lula seria eleito com 53%; Bolsonaro teria 47%

Compartilhe:

Pesquisa **Datafolha** divulgada nesta sexta-feira (14) aponta que o cenário para o **segundo turno da eleição presidencial segue consolidado**. O levantamento, encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta que o **ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%**.

A rodada de pesquisas foi feita entre quinta-feira (13) e esta sexta, com os resultados sendo um reflexo da intenção de voto no momento das entrevistas. **A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos**. Foram entrevistadas 2.898 pessoas, em 180 municípios. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.

**Brancos e nulos** somaram 5%; outro 1% dos pesquisados não souberam ou não quiseram responder.

Excluídos os nulos e os indecisos, Lula seria eleito presidente da República com 53% dos **votos válidos**. O presidente Jair Bolsonaro teria 47%. Este é o cenário mais próximo da realidade e método utilizado pela **Justiça Eleitoral** para contabilizar os votos.

Em relação ao levantamento anterior, divulgado no dia 7 de outubro, **os números seguem iguais, tanto votos totais quanto votos válidos**.

**Rejeição e aprovação**

O Datafolha apontou ainda uma **estagnação na rejeição dos dois candidatos**: 51% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 46% não votariam de jeito nenhum em Lula, mesmos números da pesquisa da semana anterior.

Em relação aos índices de avaliação do atual governo, o levantamento mostrou que **Jair Bolsonaro tem 39% de avaliações ruins ou péssimas**, 38% de avaliações ótimas ou boas e 22% de avaliações regulares.

Na sondagem da semana passada, o **presidente da República** aparecia com 40% de avaliações ruins ou péssimas, 37% de ótimas ou boas e os mesmos 22% de regulares.