GPS Brasília comscore

Datafolha: aprovação de Lula fica em 38%; reprovação é de 30%

Pesquisa aponta estabilidade na avaliação positiva e uma oscilação na percepção negativa
O presidente Lula disse que, se ficar comprovado envolvimento do número 2 da Abin, não haverá clima para que ele fique no cargo.
O presidente Lula disse que, se ficar comprovado envolvimento do número 2 da Abin, não haverá clima para que ele fique no cargo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe:

O Instituto DataFolha divulgou nesta quinta-feira (7), pelo jornal Folha de S.Paulo, revela que 38% dos entrevistados consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom, enquanto 30% avaliam como ruim ou péssimo. Outros 30% classificam a gestão como regular, e 2% não souberam ou não opinaram.

O levantamento, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos, foi conduzido com 2.004 pessoas em 135 cidades no dia 5 de dezembro.

Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em setembro deste ano, a avaliação positiva de Lula permaneceu estável em 38%, enquanto a reprovação oscilou um ponto percentual, passando de 31% para 30%.

A análise da aprovação do governo revela variações, de acordo com região e o perfil socioeconômico. No Nordeste, a aprovação é mais significativa, atingindo 48%, enquanto a reprovação é mais expressiva no Sul, registrando 15%.

A reprovação também é mais elevada entre os mais escolarizados, atingindo 39%, e entre aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos, chegando a 47%.

Em relação ao desempenho até o momento, 57% dos entrevistados acreditam que o presidente fez menos pelo país do que esperavam, enquanto 24% afirmam que ele cumpriu o esperado e 16% consideram que ele fez mais do que o esperado.

A comparação histórica mostra que a avaliação atual se posiciona de forma mais positiva do que algumas gestões anteriores, incluindo a de Jair Bolsonaro em 2019 e Fernando Henrique Cardoso em 1995.