GPS Brasília comscore

Datafolha: 51% dos brasileiros apoiam prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Quase metade dos entrevistados acredita que Moraes “persegue” ex-presidente

A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é apoiada por 51% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14). O levantamento também indica que 53% dos entrevistados consideram que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atua dentro da lei.

Por outro lado, 42% são contrários à medida e 39% acreditam que Moraes “persegue” Bolsonaro por motivos políticos. Para 43% dos ouvidos, o Judiciário trata o ex-presidente de forma mais rigorosa do que outros políticos; 37% veem tratamento igual e 13% avaliam que ele é favorecido. Outros 7% não opinaram.

O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos, em 113 municípios, entre segunda (11) e terça-feira (12). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Bolsonaro teve a prisão decretada em 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. Ele cumpre a decisão em sua residência, em Brasília, sem poder receber visitas, exceto advogados e pessoas previamente autorizadas, e está proibido de utilizar celular, direta ou indiretamente.

Ao determinar a medida, Moraes afirmou que o ex-presidente produziu conteúdo para redes sociais de seus filhos e aliados, incentivando ataques ao Supremo e defendendo intervenção estrangeira no Judiciário. Bolsonaro é investigado por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI