Em levantamento divulgado nesta sexta-feira (1º), o instituto Datafolha apontou que 48% dos brasileiros são favoráveis à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no âmbito da ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado. Por outro lado, 46% disseram ser contra a prisão do ex-mandatário, enquanto 6% afirmaram não saber.
A diferença de dois pontos percentuais está dentro da margem de erro da pesquisa, o que configura um empate técnico entre os dois grupos.
Na rodada anterior da pesquisa, realizada em abril, o apoio à prisão de Bolsonaro era maior: 52% dos entrevistados defendiam a condenação com cumprimento de pena em regime fechado, ante 42% contrários à medida. Ou seja, houve uma leve retração no apoio à prisão desde então.
O Datafolha também avaliou a percepção da população sobre a possibilidade de Bolsonaro ser de fato detido. Para 40% dos entrevistados, o ex-presidente será preso. No entanto, a maioria (51%) acredita que ele não chegará a cumprir pena. Outros 8% disseram não saber.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 130 municípios do país, entre os dias 29 e 30 de julho.
Bolsonaro é réu por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.