GPS Brasília comscore

Das pistas ao pódio: Sobradinho, a fábrica de atletas do atletismo

O Centro de Atletismo de Sobradinho, projeto da família do atleta Caio Bonfim, tem tradição em descobrir talentos

Compartilhe:

Fundado em 24 de fevereiro de 1990, o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) surge como uma luz de oportunidade para os jovens atletas da região. Sob a liderança de João Sena Bonfim e Gianetti Sena Bonfim, pais do atleta olímpico Caio Bonfim, o CASO se estabeleceu como um projeto social com um propósito claro: popularizar e democratizar o acesso ao atletismo no Distrito Federal. 

Localizado na cidade de Sobradinho, o CASO não apenas treina atletas, mas nutre sonhos. Com uma missão que vai além das pistas de corrida, o Centro de Atletismo busca capacitar indivíduos para se tornarem não apenas campeões esportivos, mas também protagonistas de suas próprias vidas.

João Sena Bonfim e Gianetti Sena Bonfim
João Sena Bonfim e Gianetti Sena Bonfim

“Eu me tornei atleta por incentivo dos meus pais, e vejo o CASO despertando esse desejo em muita gente todos os dias. Quando eu saio para competições, eu represento o CASO, como meu clube”, compartilha Caio Bonfim, atleta olímpico da Marcha Atleta, que se prepara para as Olimpíadas de Paris. 

Caio Bonfim medalha de bronze na prova de 20km da marcha atlética do Campeonato Mundial de atletismo, em Budapeste, na Hungria, em 2023. Ele alcançou a marca de 1h17min47s e bateu o recorde brasileiro da prova (Reprodução/Instagram)

Desde sua fundação, o CASO tem produzido grandes talentos, como Alexandre Coutinho, José Nilton Rodrigues de Souza, Hudson Santos Souza e Carmem Souza Oliveira, todos foram recordistas sul-americanos.

Destaca-se também Caio Bonfim, uma das maiores esperanças de medalha olímpica para o Brasil, na marcha atlética, nos Jogos de Paris, além de sua mãe, Gianetti Bonfim, que foi campeã de sete títulos do Troféu Brasil e oito da Copa do Brasil de Marcha.

No troféu Brasil de Atletismo de 2021, o CASO trouxe 8 medalhas para o DF, dando o quarto lugar Geral para Brasília no maior torneio de atletismo da América Latina
Descobrindo talentos 

A jornada de descoberta de talentos começa nas escolas, onde o CASO realiza visitas mensais para divulgar o projeto e organiza festivais de atletismo semestrais. Nesses eventos, talentos são identificados e convidados a fazer parte da equipe, onde recebem orientação profissional não apenas sobre o esporte, mas também sobre os benefícios da prática esportiva para o desenvolvimento pessoal.

Com um sistema de treinamento adaptado para diferentes faixas etárias, o CASO acolhe crianças a partir de 8 anos até adultos com mais de 23 anos. Atualmente, o projeto conta com cerca de 200 atletas, vindos de Sobradinho, Paranoá e Itapoã.

O aspecto mais marcante do CASO é a sua política de inclusão social. Todos os serviços oferecidos pelo Centro, desde treinamento até equipamentos, são gratuitos, garantindo que o talento seja o único requisito para participar.

Conquistas 

Com um impressionante histórico de mais de 500 medalhas nacionais e internacionais, o CASO continua a ser uma fonte de orgulho para Sobradinho e para todo o Distrito Federal. Em 2021, o projeto venceu mais 65 medalhas, e viu 30 de seus atletas receberem bolsas atletas federais ou distritais. 

O legado do CASO alcança participações olímpicas, como a de Caio Bonfim e Lucas Mazzo nos Jogos Olímpicos de Tóquio.