Quando nos deparamos com alguns cases excepcionais, a pergunta que vem à mente é: será que talento pode ser passado de geração para geração, tipo algo que corre na veia mesmo? A resposta para esse questionamento eu não vou saber te informar, querido leitor, mas eu tenho um ótimo exemplo para justificar essa indagação.
Desde pequeno, Daniel Valadares acompanha de perto o trabalho de sua mãe, Maria Virgínia, como estilista de vestido de noiva e festa. O caminhar nesse universo foi algo natural, já que, anos depois, assumiu a administração da empresa da mãe.
Entre vestidos e sapatos, este foi o que mais chamou a atenção do mineiro radicado em Brasília. “Fui me envolvendo cada dia mais com os sapatos e comecei a desenhar e administrar o fluxo”, conta ao GPS.
Em 2007, quando surgiu a oportunidade de comprar a fábrica de um fornecedor parceiro, mais um capítulo da história do brasiliense foi escrita. Dois anos depois, o boom: Alinne Moraes e Regina Casé apareceram com peças assinadas pelo designer. De lá pra cá, foi uma crescente de sucesso.
Inspirado pelos trabalhos de Gianvito Rossi, Giuseppe Zanoti e Caroline Groves, na área de design Daniel fez algumas especializações e, atualmente, oferece peças exclusivas e personalizadas para cada necessidade da cliente, priorizando sempre beleza e conforto.
“Com o tempo, percebi como as mulheres sofrem com peças desconfortáveis, que chegam a machucar os pés em poucas horas de uso”, compartilha.
Em seu ateliê, na capital paulista, o trabalho é todo feito a mão, por artesãos. Hoje são oito pessoas, cada uma na sua área específica. Além da matéria prima 100% nacional — sem abrir mão dos cristais Swarovski, o alento de suas peças vem da passarela internacional e da mulher brasileira.
Depois de calçar noivas ao redor do mundo, chegou a hora do primeiro desfile internacional, em um dos eventos de moda mais badalados do mundo: o Paris Fashion Week.
Estreia na Semana de Moda parisiense
Neste sábado (3), às 11h, no horário de Brasília, Daniel fará seu debut no Paris Fashion Week, ao lado do também estreante e amigo Lucas Anderi. O desfile, realizado pela plataforma de moda Paris Fashion Air, ocorrerá na Maison de L’Amérique Latine, onde já se apresentaram labels como YSL e Christian Lacroix.
A coleção de Anderi, inspirada em Carmen Miranda, terá 25 vestidos arrematados com vinte sandálias criadas por Daniel exclusivamente para a ocasião, desenhadas e produzidas à mão.
“Desfilar numa Semana de Moda, principalmente a de Paris, é de fato a realização de um sonho. Espero com essa oportunidade abrir mais portas, tanto no mercado nacional, quanto internacional, para expandir minha marca”, compartilha.