GPS Brasília comscore

Daniel Alves é absolvido pela Justiça espanhola

Tribunal Superior da Catalunha anulou condenação de estupro do ex-jogador

A Justiça da Espanha absolveu, nesta sexta-feira (28), o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por agressão sexual. O Tribunal Superior da Catalunha decidiu anular a sentença que havia condenado o lateral a 4 anos e 6 meses de prisão por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, em 2022. A decisão foi unânime e se baseou em “inconsistências e contradições” na decisão original.

De acordo com os juízes, o depoimento da vítima, uma mulher de 23 anos, não era confiável, especialmente ao se referir a fatos que poderiam ser verificados objetivamente por gravações de vídeo. A sentença anterior indicava que o relato da vítima não correspondia à realidade, mostrando “imprecisões” que levaram à revogação da condenação.

Alves foi preso em janeiro de 2023 e ficou mais de um ano atrás das grades aguardando julgamento. Ele havia pago 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,2 milhões) por sua liberdade provisória. Agora, com a decisão do tribunal superior, ele está totalmente em liberdade e sem acusações na Justiça espanhola. Além disso, as restrições de viagem impostas anteriormente foram suspensas, o que permite que o ex-jogador deixe o País.

O tribunal também negou um recurso da Promotoria de Barcelona, que pedia o aumento da pena para 9 anos de prisão sem fiança, e a anulação parcial da decisão. A acusação particular, que pedia 12 anos de prisão, também foi rejeitada. O tribunal não compartilhou da convicção do Tribunal de Primeira Instância, que tinha considerado o depoimento da vítima confiável.

Os advogados da vítima e de Daniel ainda não se manifestaram publicamente até o momento, e a decisão pode ser contestada na Suprema Corte da Espanha. A decisão, por fim, revoga as medidas cautelares impostas a Alves e também isenta-o de pagar as custas processuais.

Confira um trecho da decisão que foi divulgada nesta sexta-feira:

“O tribunal, assim, negou provimento aos recursos do Ministério Público, que requereu a anulação parcial da pena e, subsidiariamente, a majoração da pena para 9 anos, e da acusação particular, que requereu a majoração da pena para 12 anos, e absolveu os acusados, revogando as medidas cautelares impostas e declarando ex-officio as custas processuais”.

Veja também

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

Grande Prova Vinhos do Brasil elege vinho, Quatro Altitudes da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.