Categories: Caio Barbieri

Damares rebate acusações sobre suspeitas de desvios em OSC de Tocantins

Em resposta à reportagem veiculada neste domingo (10, pelo jornal O Globo, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) emitiu uma declaração sobre as suspeitas de desvio de recursos públicos relacionadas a uma Organização da Sociedade Civil (OSC), em Tocantins. A senadora esteve internada após paralisia facial ocasionada por herpes zoster.

A nota ressalta que a investigação em andamento pela Controladoria-Geral da União (CGU) teve início por iniciativa do gabinete ministerial da gestão dela, na época, pertencente ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro. A decisão de dar início ao processo de apuração partiu da própria gestão ministerial, segundo ela.

A parlamentar destaca que o repasse de verbas para a OSC foi decorrente de uma emenda impositiva da bancada do estado de Tocantins, não constituindo recursos próprios da pasta. Assim que suspeitas sobre o contrato surgiram, o ministério, disse ela, cessou imediatamente os pagamentos.

“Quando o dinheiro parou de ser entregue, os representantes dessa entidade entraram com uma ação judicial contra o Ministério e, depois disso, uma decisão da 17ª Vara Federal Cível do DF (Processo 1075908-94.2022.4.01.3400), em caráter liminar, ordenou a retomada dos pagamentos”, disse.

A nota expressa, ainda, que a senadora lamenta a utilização da CGU como ferramenta de perseguição política, ressaltando a seriedade e compromisso da maioria dos membros do órgão no combate à corrupção, apesar do “vazamento seletivo” e enviesado das informações.

A nota também enfatiza a falha da atual gestão da pasta de Direitos Humanos em tentar criar factoides para descredibilizar a parlamentar e antecessora, pontuando que tais estratégias não serão efetivas e que a atenção deveria estar direcionada a benefícios ao povo brasileiro.

“A senadora dispõe de exaustiva documentação que demonstra a absoluta lisura da parlamentar e de sua equipe neste caso e coloca-se à disposição para que todos os fatos sejam efetivamente apurados”, finaliza a nota.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

GDF sanciona Projeto de Lei que facilita regularização de terras rurais

Documento promove segurança jurídica às comunidades que estavam sem respaldo legal

31 minutos ago

Justiça Eleitoral decide derrubar perfil de Marçal no Instagram

Essa é a segunda vez que o candidato tem o perfil suspenso nessa campanha

56 minutos ago

Cirurgião Rodrigo Bastos representa Brasília em congresso médico na Turquia

Médico brasiliense ministrou palestra sobre procedimento estéticos faciais

56 minutos ago

“Temos o potencial de cobrar e promover mudanças”, diz Giuliana Morrone sobre ESG

Jornalista escreve livro sobre mitos e verdades do setor e participa de sessão de autógrafos…

1 hora ago

Bruna Biancardi mostra resort de luxo na Arábia onde vai comemorar 1 ano de Mavie

No final de semana, diárias podem variar de R$ 15 mil a R$ 30 mil

2 horas ago

Método Líderes do Brasil reúne empresários em evento para jovens emprendedores

Evento reuniu empresários como Paulo Octávio, Edmar Mothé e André Octávio Kubitschek

3 horas ago