O ano era 1819. O mundo presenciava a primeira viagem pelo Atlântico num navio a vapor. O trajeto entre Estados Unidos e Inglaterra levou um mês para ser feito — hoje em dia, a bordo de uma embarcação, o tempo entre as duas nações caiu pela metade.
Foi, então, no século XIX, que os navios deixaram de ter apenas a finalidade de trocas comerciais e passaram a dedicar-se também ao lazer. Augusta Victoria foi a embarcação que levou 174 navegantes alemães para conhecerem terras consideradas distantes.
Vamos voltar para o presente. O ano é 2024. Olhando para o começo da história dos cruzeiros, quem diria que estaríamos presenciando o boom do setor?
As antigas condições precárias testemunhadas nos navios foram trocadas por luxuosas embarcações cinco estrelas. Hoje, o maior navio do mundo tem capacidade para 10 mil pessoas. Piscina, boate, adega, bares, restaurantes com chefs renomados e spas são apenas algumas das experiências que passaram a fazer parte dos cruzeiros.
Apesar de anos de grande procura por esse tipo de turismo, o boom foi percebido após a pandemia. Em 2023,mais de 20 novas embarcações entraram para o mercado. Os cruzeiros de luxo fazem parte de um dos principais nichos do segmento.
Então, porque não levar grandes redes de hotéis para os mares? Foi exatamente isso que grandes marcas como Ritz-Carlton, Four Seasons, Belmond, Aman e Orient Express fizeram.
A pioneira foi a Ritz-Carlton. O Evrima, primeiro de três iates personalizados da famosa cadeia de hotéis, é uma embarcação de 190 metros, com capacidade para 298 passageiros, e composta por 149 suítes com terraço privativo, além de janelas do chão ao teto.
O iate começou a realizar viagens em 2022, com um trajeto de sete noites passando de Barcelona, na Espanha, a Nice, na França. Evrima tem piscina de borda infinita, adega, um spa, boate e sua própria marina.
As tarifas para sete dias começam em USD 6.400 por pessoa para viagens no Mediterrâneo. Já as viagens pelo Caribe começam em USD 5.100 por pessoa.
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Os próximos destinos a serem desbravador pelo Evrima são Mediterrâneo, Caribe, América Central e América do Sul, com cruzeiros de durações variando de sete a dez noites. Ainda, o iate será seguido por outros dois, Ilma e Luminara.
Com estreia marcada para 2025, a Four Seasons é uma concorrente de peso. O investimento total para os iates da marca será de aproximadamente 1,2 bilhão de euros.
De acordo com a rede, o primeiro iate terá 207 metros de comprimento e 27 metros de largura, com 14 decks. Além disso, cada suíte da embarcação receberá um investimento de USD 4,2 milhões e design personalizado.
Em contraponto aos grandes navios, a bandeira Belmond, parte do conglomerado de luxo LVMH, oferece outro tipo de experiência com embarcações menores. A ideia é focar em viagens personalizadas para grupos reduzidos.
Uma das embarcações da Belmond irá partir de Champagne. O passeio contará com passagem por vinhedos e degustação na Maison Ruinart, a mais antiga casa de champanhe do mundo.
A Aman Resorts e o Orient Express também quiseram aproveitar dessa onda. Este, com inauguração prevista para 2026, será o maior veleiro do mundo, com design de Maxime d’Angeac, o mesmo dos trens da marca.
Silenseas, como foi batizado pelo Orient, terá 54 acomodações e um inédito sistema de propulsão a vento.
Com viagens que ainda não tiveram seus starts — mas que já deixam os turistas ansiosos, a tendência é testemunhar cada vez mais cruzeiros de luxo nascendo.