Categories: Caio Barbieri

Da cadeia à absolvição, Francisco Araújo abre o jogo após Falso Negativo

Principal alvo de uma das operações mais escandalosas do país, **Francisco Araújo foi absolvido**, nesta semana, após ter sido preso e afastado, há quase três anos, do cargo de secretário de Saúde do Distrito Federal.

Por decisão judicial, além do ex-comandante da pasta, auxiliares que integravam o alto comando da pasta também foram defenestrados pela **Operação Falso Negativo**, que investigava suposto superfaturamento na compra de equipamentos e de testes para covid-19 em plena pandemia.

Desde que deixou a prisão e passou a usar tornozeleira eletrônica para limitar suas movimentações, a reportagem tentava uma conversa sobre como tudo ocorreu, do momento quando policiais bateram em sua porta até, o mais recente dos fatos, a decisão que apontou erros no processo e livrou dos processos penais não apenas o então secretário, mas os outros investigados pelo Ministério Público do DF.

Em **entrevista exclusiva ao GPS**, Francisco Araújo desabafou, durante quase 40 minutos, sobre os 80 dias que contabilizou dentro do sistema penitenciário, lembrou dos meses quando foi obrigado a usar a tornozeleira eletrônica e do momento quando foi acordado, no fim de uma madrugada, para ser detido e sob os olhares dos próprios familiares.

“_Não desejo isso a ninguém. De certa forma, mataram, do ponto de vista daquele momento, a minha família_”, disse.

Indagado sobre os possíveis erros jurídicos indicados no processo pela Justiça Federal, Araújo não poupou críticas aos investigadores do Ministério Público do DF, autores iniciais da denúncia.

O entrevistado argumentou, em própria defesa, que o período investigado pelos promotores era pandêmico, quando a demanda de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, além de testes de Covid, registravam uma demanda maior do que a própria oferta, o que, segundo ele, resultou no sobrepreço.

“_As pessoas que têm o poder para destruir a vida dos outros ou para combater a corrupção precisam entender que, por trás de uma gestão, há seres humanos_”, direcionou.

Embora tenha repetido não guardar “_mágoas de ninguém_”, o ex-secretário deixou claro saber quais foram os atores, mesmo sem citar nomes, que teriam contribuído para o episódio que, segundo ele, motivou o seu **afastamento definitivo da vida pública**.

“_Acredito na lei do retorno, ela é implacável e imperdoável. Eles não vão prestar contas comigo. Eles vão prestar contas em uma outra esfera_”, indicou.

Entusiasmado após a absolvição pela Justiça Federal, Francisco Araújo disse estar tranquilo no caso de o MP solicitar o recomeço do processo judicial. Da mesma forma, arriscou o motivo de ter virado alvo, também, de ataques durante a **CPI da Covid**, conduzida pelo Senado Federal.

“_Quem mais me atacou, quando eu estava na cadeira de secretário, era quem mais me demandava para fazer compras na secretaria_”, revelou.

**Confira a entrevista completa aqui:**

**[YouTube](https://www.youtube.com/@GPSTVBrasil)**

**[Spotify](https://open.spotify.com/show/2jXqnq33Z6k28qftj8S0Zk?si=1fdd422ea3144ce3)**

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Starlink e X pagam multas, mas rede social segue suspensa no Brasil

Após quitação de R$ 18,35 milhões em multas, ex-Twitter permanece bloqueado

6 horas ago

Tecnologia para cuidar dos seus Pets: O futuro do bem-estar animal

Nos últimos anos, a tecnologia revolucionou a forma como cuidamos dos nossos pets

9 horas ago

POUPEX Cultural apresenta, a violinista finlandesa Elisa Järvelä

A noite reserva um espetáculo único, que fluirá do erudito ao jazz e pop com…

11 horas ago

Fim da disputa entre Cristiana Arcangeli e Álvaro Garnero

O drama judicial que ganhou as manchetes envolvia uma disputa acirrada entre ambos

11 horas ago

Filme “perdido” de Paul McCartney chegará aos cinemas brasileiros

Do documentário, clássicos da carreira solo de Paul, como Jet, Live and Let Die e…

11 horas ago

GPS|Brasília conversa com o leiloeiro Fernando Pelloni; confira

Frente à Casa Amarela, o leiloeiro dá sequência ao legado da família na capital federal

12 horas ago