GPS Brasília comscore

Curte teatro? ‘Cabelos Arrepiados’ entra em cartaz no CCBB nesta semana

Com enredo envolvente, 'Cabelos Arrepiados' conta a história de cinco crianças que tiveram seus sonhos roubados

Compartilhe:

Uma peça de teatro que discute a vivência das crianças na sociedade contemporânea. Privadas de sono, elas enfrentam os medos gerados pelos maus pensamentos. Enquanto lutam com a realidade, refletem sobre amizade, união entre irmãos, diálogo com os pais e perigos da destruição do Meio Ambiente, além do consumo desenfreado.

 

Com enredo envolvente, ‘Cabelos Arrepiados’ conta a história de cinco crianças que tiveram seus sonhos roubados. 

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (10).jpg

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (12).jpg

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (11).jpg

 

Direção é de Tércio Silva e texto da dramaturga Karen Acioly, referência no teatro infantil. Ainda que seja uma peça com jornada infantil, é aconselhado para todos os público visto a complexidade e camadas da peça. A produção é da Cia Buia Teatro, expoente do teatro na região Norte do país. “Karen, com sua sensibilidade, cria a partir da escuta de seu público: o infantil, e reconhece as angústias das crianças urbanas, cada vez mais conectadas e com hábitos noturnos pouco apropriados”, observa o diretor, Tércio Silva.

 

O diretor ressalta ainda que é a primeira vez que uma ópera é produzidas para o público infantil. Já passou por cinco estados, além de estar sendo reconhecida em diversos premiações importantes do ramo, como as três indicações que recebeu pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), nas categorias melhor iluminação, formas animadas e trilha sonora. Foi, ainda, vencedora no 21º Prêmio Cenym, de 2022, com melhor trilha sonora e grupo de teatro. No mesmo ano, a obra foi indicada como melhor espetáculo infantojuvenil pela Associação de Produtores de Teatro (APTR).

 

As personagens

Da obra de Wilhelm Busch, foram pinçados Juca, interpretado por Roque Baroque, e Chico, por Gustavo Gutemberg, dois protagonistas travessos criados pelo escritor alemão em 1985. Na opereta, eles surgem como guardiões dos sonhos das seis crianças: Tico, um boneco manipulado pelo elenco, Flora, interpretada por Magda Loiana, Cora, Clara e Flora, por Maria Hagge, e Ciro, interpretado por Dimas Mendonça. A dupla, Juca e Chico, conduz a trama e a música, apresentando os sonhos dessas personagens ao longo de cinco histórias entrelaçadas e musicadas.

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (14).jpg

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (6).jpg

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (9).jpg

 

Cabelos Arrepiados, Buia Teatro Crédito Renato Mangolin (1).jpg

 

SERVIÇO

Cabelos Arrepiados
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: 13 a 30 de julho
Horários: Quinta e sexta, às 19h |  Sábado e domingo, às 16h | Sessões extras: 22, 23, 29 e 30/7, às 11h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB)
Venda: www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília