Única produção da **América Latina** a participar do certame paralelo, _Berlinale Shorts_, dedicado apenas a filmes nesta categoria de narrativas **enxutas** no **Festival Internacional de Cinema de Berlim**. _As Miçangas_, dos diretores Rafaela Camargo e Emanuel Lavor, está na **programação**.
A 73ª edição do evento acontece entre os dias 16 e 26 e o projeto do DF tem estreia internacional dia 21. Com aporte de R$ 80 mil do _Fundo de Apoio à Cultura_ (FAC) da _Secretaria de Cultura e Economia Criativa_ (Secec), o filme tem como tema o **aborto**.
>“É muito maravilhoso estar representando o Brasil em um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos concorrendo ao Urso de Ouro, e a possibilidade de vencer essa competição nos deixa com borboletas no estômago”, diz, animada, a atriz Tícia Ferraz, uma das protagonistas da trama com quase 20 minutos.
Ambientado no cerrado, com cenas rodadas em **Ceilândia** e **Núcleo Rural Taquari**, o projeto flerta com o surreal ao mostrar a trajetória de duas jovens que se recolhem para uma região remota, urdindo um pacto de vida e morte em silêncio. Uma delas é submetida a um aborto, enquanto cabe à outra cuidar da parceira de forma devota.
O curta-brasiliense vai concorrer com produções de países como **França, Inglaterra, Áustria, Estados Unidos, Espanha, Ucrânia, Estônia, Alemanha, China, Ruanda, Suíça e Austrália**. O resultado da competição será divulgado em 25 de fevereiro.