GPS Brasília comscore

Curta Além do Sonho celebra memória urbanística de Brasília durante exibição no MPDFT

Produzido com recursos de acordos de não persecução penal, documentário discute os desafios da capital

O auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) exibiu um documentário, na noite de segunda-feira (28), que trata da memória da capital federal, Durante a pré-estreia do curta-metragem Além do Sonho,  obra que resgata os ideais que moldaram Brasília, o público também conheceu, ao mesmo tempo, propostas de reflexões sobre os impasses urbanísticos que ainda desafiam a cidade.

O documentário, dirigido por José Walter Nunes e Sandra Bernardes, revive o espírito do I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos, realizado em 1974, ocasião marcada pelo retorno de Lúcio Costa à capital que ajudou a projetar. Por meio de relatos, imagens históricas e depoimentos de urbanistas como José Carlos Coutinho e Frederico de Holanda, o filme traça um paralelo entre o passado visionário da cidade e as contradições do presente.

Produzido com recursos de acordos de não persecução penal (ANPP), Além do Sonho é resultado de uma articulação entre o MPDFT e a Associação Andar a Pé. O projeto, iniciado em fevereiro de 2024, contou com o apoio da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, representada pela promotora Laís Cerqueira, que destacou a importância de parcerias com instituições comprometidas com a valorização do espaço urbano.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça Georges Seigneur ressaltou que Brasília é muito mais que a sede dos poderes da República: “É uma cidade com identidade própria, que simboliza um projeto de país. Preservar essa cultura é preservar nossa história”, afirmou.

O presidente da Associação Andar a Pé, Wilde Cardoso Gontijo Júnior, reforçou o caráter simbólico da produção. “Este curta presta homenagem a todos que debatem e constroem o futuro da cidade desde 1974, especialmente à professora Ignez Costa Barbosa Ferreira e ao arquiteto Amílcar Coelho Chaves, que participaram daquele seminário e faleceram antes da conclusão deste projeto”, disse.

Lançamento oficial

A primeira exibição aberta ao público acontece nesta quarta-feira (30/4), às 19h, no Cine Brasília. A entrada é gratuita, e a classificação é livre. 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.