GPS Brasília comscore
[the_ad_group id="246"]

Críticas de Trump ao Pix acendem o sinal amarelo no Sindicato dos Funcionários do BC

Para a entidade, é fundamental manter a autonomia do Banco Central, para evitar novos ataques à economia do País

A recente declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticando o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, o Pix, e anunciando a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, incomodou a direção do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central. Para a presidente da seccional Brasília, Edna Velho, as críticas acendem um alerta sobre a soberania financeira nacional.

O Pix é uma conquista nacional, reconhecida internacionalmente, e não pode ser entregue à lógica do lucro de grandes conglomerados financeiros. Defender o Banco Central como órgão de Estado é defender a soberania do Brasil perante ataques como esse, feito pelo governo dos Estados Unidos”, aponta, destacando os riscos embutidos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 65/2023.

A PEC propõe transformar o Banco Central do Brasil em uma empresa pública de direito privado, com autonomia financeira e orçamentária. Os técnicos apontam que essa mudança estrutural representa riscos significativos, entre elas uma ameaça concreta à manutenção do Pix como serviço público gratuito e à autonomia do País na condução de sua política monetária.

A transformação do Banco Central em entidade privada compromete sua função como executor de políticas públicas e sua subordinação ao interesse nacional, arriscando a soberania financeira do País. A lógica de mercado imposta pela PEC pode levar à cobrança de tarifas sobre o uso do Pix, deixando de ser gratuito, prejudicando especialmente os mais pobres e pequenos empreendedores”, alerta.

A proposta criará um ente autônomo e desvinculado, reduzindo o poder do eleitor de influenciar a política econômica nas eleições. Edna Velho explica que a PEC ainda fragiliza a atuação do Banco Central como regulador do sistema financeiro, tornando-o vulnerável a interesses privados e internacionais.

Diante desses riscos, é fundamental que a sociedade brasileira se mobilize contra a aprovação da PEC. A manutenção do BC como autarquia pública é essencial para garantir a soberania financeira, a gratuidade do Pix e a proteção dos interesses do povo brasileiro”, afirma.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

[the_ad_group id="10205"]
[the_ad id="203246"]
[the_ad id="188505"]
[the_ad id="199382"]
[the_ad_group id="247"]

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

[the_ad id="203248"]

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.