Categories: Life

Crianças: brincadeiras para tirar seu filho do celular

Bem perto do fim das férias, e **continuar a entreter as crianças** em casa – especialmente as menorzinhas – é um desafio e tanto. Para ajudar os pais, convidamos a brinquedista _Patrícia Marinho_, especialista em **desenvolvimento infantil por meio da brincadeira**, para dar algumas dicas.

_”Brincar vai além dos brinquedos”_, afirma. “_Os brinquedos são importantes, mas há outras formas de se divertir, ampliando o universo da criança, com mais criatividade e trazendo um novo olhar para os brinquedos”._

**De 0 e 2 anos**

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/yuri_shirota_p0h_Dzt_R46cw_unsplash_8e6f9b684d.jpg)

Antes de aprender a falar ou andar, as crianças utilizam-se de **aspectos sensoriais** para descobrir o mundo. _”É como se a criança fosse um cientista_”, define Marinho.

Segundo a especialista, o mais recomendado para essa faixa etária são as brincadeiras que permitam à criança trabalhar com o sensorial, como brincar de cesto dos tesouros.

_”É preciso juntar objetos da casa que não sejam brinquedos. Pode ser uma colher de pau, pedaços de tecido ou um chaveiro, mas precisam ser seguros”_, descreve.

**De 3 a 5 anos**

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/cabaninha_2_396955c80d.jpg)

Em geral, a partir dessa faixa etária as crianças têm **coordenação motora** melhor desenvolvida e que permite outros tipos de atividades, como aquelas que exigem mais movimentos e **envolvem a imaginação**.

_”O recomendado é criar condições para a criança explorar a casa ou transformar o ambiente para ela trabalhar com a imaginação”_, indica Patrícia. E não faltam opções de brincadeiras nesse sentido.

Um tecido cobrindo a mesa pode se tornar uma cabana, um tapete enrolado vira um túnel para a criança atravessar e almofadas colocadas no chão podem ser um pula-pula.

Outra brincadeira que costuma divertir as crianças é o circuito de obstáculos. E é bem simples de fazer dentro de casa. _”Com cadeiras, almofadas e outros objetos, o adulto pode pedir para a criança executar determinado percurso: atravessar por baixo das cadeiras, contornar almofadas ou passar por cima do sofá”_.

Brincar de **contar histórias** também é uma ótima atividade. O adulto pode começar uma história e pedir para a criança continuar, pedir para ela fazer um desenho de uma história ou simplesmente utilizar tecidos.

_”A criança pode fazer uma capa com o tecido e brincar de super-herói ou pode imaginar que o tecido no chão é o mar que ela tem de atravessar”_, diz.

**A partir dos 6 anos**

![Foto: Reprodução/Redes Sociais ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/brincadeiras_para_estimular_reciclagem_portal_lunetas_jpg_4964c5bba2.webp)

A criança já domina melhor o corpo e consegue passar mais tempo dedicada em uma mesma atividade. Uma **brincadeira interessante**, conforme sugere Patrícia, é a da caixa com sucatas, em que a criança precisa **usar a imaginação** para criar coisas diferentes com determinados materiais.

Ela pode fazer um foguete com uma garrafa de plástico, um binóculo com rolos de papel higiênico ou um caminhão feito com caixa de leite e tampas de garrafas.

_”O adulto está ali apenas para propor a brincadeira. É necessário deixar a criança livre para brincar como ela quiser”._

Outra opção é a escavação paleontológica. O adulto pode colocar animais de brinquedo – se for dinossauros a brincadeira fica ainda mais divertida – em um recipiente com água e levar ao congelador. Depois, o desafio da criança é fazer a “escavação” desse brinquedo utilizando um martelo de cozinha, um borrifador com água quente ou colocar sal para derreter o gelo.

Brincar de caça às cores é outra recomendação da brinquedista. O adulto pode definir uma cor, como azul, vermelho ou amarelo, e a criança vai ter que procurar objetos dessas cores pela casa.

_”A brincadeira pode ser contra o tempo para ver quem encontra os objetos mais rápido ou usar o tempo a seu favor para ver quem encontra mais objetos de determinada cor”._

**Dicas para o dia a dia**

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/leo_rivas_wtxca_D_Id_OCM_unsplash_acc66c6945.jpg)

**Dê situações para a criança resolver**. Em vez de apresentar as soluções para determinado problema, como montar um quebra-cabeça, é mais indicado deixar com que a criança **descubra sozinha** como resolvê-lo. Dessa forma, a criança é estimulada a lidar com desafios por conta própria.

Não existe certo ou errado. Ao brincar com uma criança, é importante evitar palavras como “certo” e “errado”, visto que elas trazem uma ideia de incapacidade, o que não existe no mundo das brincadeiras. O melhor é utilizar expressões que estimulem a superação da dificuldade.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Confusão no Eixão do Lazer: DF Legal fiscaliza comerciantes e artistas

Ação suspendeu as atividades de quem trabalhava no local

1 hora ago

Confira o ranking dos aeroportos mais conectados do mundo

Segundo dados da empresa de análises de aviação Cirium, o Aeroporto de Istambul é o…

1 hora ago

Como Papa Francisco, de 87 anos, se preparou para sua viagem mais longa

Francisco percorrerá 32.814 quilômetros durante sua visita a Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e…

2 horas ago

DF fará maior compra de alimentos da agricultura familiar para escolas da história

Investimento de mais de R$ 32,6 milhões vai ajudar 634 produtores

3 horas ago

Estilista reúne familiares e amigos em Tardezinha da Louback

Evento de celebração do aniversário da empresária foi realizado ao som da banda Tá na…

3 horas ago

Inmet: baixa umidade traz grande perigo neste domingo

Fenômeno aumenta risco de incêndios florestais e problemas de saúde

3 horas ago