GPS Brasília comscore

CPMI do 8 de Janeiro ouve general suspeito de blindar acampamento. Acompanhe

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ouve nesta quinta-feira (14) o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes. À frente do Comando Militar do Planalto (CMP) em 2022, o militar é acusado de blindar o acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília.

Além de servir de ponto de encontro de opositores à posse do presidente Lula, com pedido de intervenção militar, o espaço abrigou participantes dos atos de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Na madrugada do dia 9 de janeiro, depois dos ataques, a tropa de Choque da Polícia Militar foi mobilizada para desmontar o acampamento, mas acabou surpreendida por militares do Exército, que fizeram uma barreira para proteger os manifestantes e impedir a desmobilização. A Força chegou a usar dois blindados para cercar as estruturas montadas pelos bolsonaristas.

O acampamento só foi desfeito pela manhã, com a prisão de mais de 1,2 mil pessoas, intervenção na Segurança Pública do Distrito Federal, afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) e dura reação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nacionais.

Dutra já admitiu ter sido o responsável por permitir a continuidade do acampamento de bolsonaristas em frente ao QG do Exército em Brasília. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que também investiga os ataques do início do ano, o militar alegou que não era atribuição de seu comando interferir no acampamento, já que as instalações não interferiram na rotina do QG.

O general Dutra é investigado pelo Ministério Público Militar (MPM), que apura se houve falha de planejamento, negligência ou omissão diante dos episódios violentos protagonizados por bolsonaristas.

Veja também

Entre as principais características do TPB estão a instabilidade emocional …

Neles desnudava-se o desejo de um homem, não mais a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI