O deputado João Hermeto (MDB), que é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), protocolou um requerimento para convocar o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto durante o 8 de janeiro.
Dutra também era o responsável pelo Quartel-General do Exército em Brasília, onde extremistas ficaram acampados por mais de dois meses. O local serviu de abrigo para bolsonaristas que vandalizaram Brasília.
A convocação será analisada após o ex-comandante de Operações especiais da Polícia Militar do DF (PMDF) coronel Jorge Eduardo Naime ter dito para a CPI, na última quinta-feira (16), que colocou 500 homens para desmobilizar o acampamento no QG e que levou denúncias ao Exército, mas a força armada não teria agido.
“Em seu depoimento para a CPI, o chefe do Batalhão de Operações da PMDF, coronel Naime, apontou várias dificuldades que teve com o Exército ao tentar desmobilizar o acampamento montado no Setor Militar Urbano, que abrigou vários golpistas. No dia 8/1 também houveram ações ligadas ao Exército que atrapalhou o trabalho da PM. Segundo Naime, a manutenção do acampamento foi um dos principais motivos para os atos do dia 12/12 e do dia 8/1. Precisamos ouvir o responsável pela área para saber se isso procede e entender o porquê”, justificou o deputado.