GPS Brasília comscore

Costa Atacadão não dá detalhes sobre a loja que está sendo erguida no Eixo Monumental

Publicado: Atualizado:

A loja do Costa Atacadão que está sendo erguida no complexo esportivo do Estádio Mané Garrincha seria, segundo a Arena 360 (empresa que administra o espaço público), “um empório, uma loja conceito do grupo”. Mas a construção está envolta em mistério. De acordo com a assessoria do grupo, não há autorização para divulgar detalhes do empreendimento que desvirtua o coração de Brasília.

Em e-mail enviado na tarde desta sexta-feira (20) à redação do GPS|Brasília, o Costa Atacadão afirma que a obra possui todas as licenças necessárias. “No entanto, por estratégia da empresa, ainda não estamos divulgando o projeto. Assim que autorizado, expandiremos a comunicação para todos os veículos de mídia”, informa a mensagem.

Perguntas como quantos metros quadrados serão construídos, qual o prazo para a conclusão do espaço, se este foi arrendado pela Arena 360 ficaram sem resposta, assim como outra fundamental: se havia outras áreas em vista, fora do Eixo Monumental, para a instalação do novo empreendimento.

Advertências de arquitetos e urbanistas
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) afirmou que há um projeto selecionado em concurso publico e, aparentemente, a obra está devidamente licenciada. Mas é necessário verificar se a edificação já estava prevista no projeto original. “Atuaremos em conjunto a outros órgãos, como o Iphan, para verificar se há algum ponto que eventualmente fira o tombamento”, destaca o comunicado enviado à redação do GPS|Brasília.

O CAU/DF também destacou que compete aos órgãos fiscalizadores do GDF emitir licença, mesmo para instalações temporárias, “apenas para operações que não estejam em desacordo com a legislação vigente” e disse que “tem se colocado à disposição para discutir, contribuir e aprimorar essa ações de fiscalização”.

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Departamento do Distrito Federal, Luiz Eduardo Sarmento, disse ao GPS|Brasília que a entidade “vê com muita preocupação a não execução das obras conforme o projeto escolhido por meio de concurso público”.

“A execução das edificações, das intervenções urbanas, paisagísticas e edilícias naquele conjunto, por contrato de concessão, foi uma luta da sociedade civil e deve seguir o concurso público realizado, que foi pago, tem projeto executivo e foi colocado como instrumento para não permitir que quem recebesse a concessão fizesse o que bem entendesse em uma área extremamente importante para a metrópole brasiliense, no coração de Brasília, que é um conjunto urbano e arquitetônico patrimônio mundial, nacional e distrital reconhecido”, disse.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou que vai investigar a construção da loja do Costa Atacadão no Estádio Mané Garrincha. A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) está conduzindo o procedimento.

“A Prourb tomou conhecimento dos fatos e instaurou procedimento para investigar a situação”, afirmou o órgão ao GPS|Brasília.

Veja também

Em imersão cultural e de negócios nos Emirados Árabes Unidos, …

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.