Correntistas de todo o país relataram nesta quinta-feira (29), nas redes sociais, **instabilidades no Pix**, sistema de pagamentos instantâneos elaborado pelo Banco Central (BC). De acordo com o site **[Downdetector](https://downdetector.com.br/)**, que monitora reclamações sobre serviços em tempo real, o pico das ocorrências ocorreu entre as 10h e as 13h30.
Ao longo da tarde, o volume de **reclamações** continuou acima da média diária, mas em ritmo bem menor que o observado no fim da manhã. **O problema foi relatado em instituições como Nubank, Itaú Unibanco, Bradesco, PicPay, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil**.
Apesar dos relatos, o **Banco Central**, responsável pela implementação e pela gestão do Pix, negou qualquer problema. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão informou que os sistemas estão funcionando normalmente ao longo de todo o dia.
As próprias instituições financeiras confirmaram problemas no sistema Pix. Por meio de nota, o **Nubank** informou que “_lamenta o ocorrido e informa que as operações estão sendo normalizadas_”. O **Bradesco** informou que o aplicativo apresentou momentos de “_intermitência pontuais_” durante a manhã, mas informou que o serviço foi regularizado.
O **Itaú Unibanco** admitiu ter identificado uma instabilidade no serviço de transferências, mas informou ter resolvido a situação. “_O processo já foi restabelecido, e será normalizado para todos os clientes o mais rápido possível. O Itaú pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente_”, disse o banco.