GPS Brasília comscore

Coroação de Charles III envolve quebra de tradições e convites negados

Que o rei Charles III não é o monarca mais popular da Grã-Bretanha todo mundo já sabe. Após a morte de Elizabeth II – a rainha que mais reinou sobre a Inglaterra na história, com 70 anos de governo -, a chegada do filho mais velho ao trono não tem sido fácil.

 

Problemas com o caçula, Harry, e a nora, Meghan; países ligados ao reinado querendo romper e, ainda, artistas muito ocupados para apresentar-se no dia da coroação não são nem metade dos problemas que vem assolando a Casa de Windsor.

 

Na tentativa de fortalecer a monarquia inglesa, até mesmo uma tradição de 900 anos foi quebrada. É que não é permitido a presença de famílias reais estrangeiras na cerimônia de coroação. Charles III, no entanto, decidiu rever o hábito, e convidou outras monarquias para o evento de 6 de maio. 

 

Membros da realeza europeia e governantes de países árabes estão na lista de convidados da coroação. Segundo o rei britânico, a quebra é uma tentativa de fortalecer não só as monarquias, como também as relações diplomáticas entre essas famílias e países. 

 

Ao jornal ‘The Mail on Sunday’, uma fonte explicou o motivo de as coroações serem fechadas aos britânicos. “Eu acredito que a regra começou, pois uma coroação deve ser um evento privado de um monarca com Deus. […] Na coroação da rainha, não havia monarcas coroados, apenas os governantes do protetorado, como a rainha de Tonga”, explicou.

 

O jornal segue ressaltando que os convites aos outros reinados “é uma boa dose de poder brando e diplomacia”. Os convites são direcionados, por exemplo, ao rei da Jordânia, o sultão de Brunei, o sultão de Omã e a realeza escandinava e de Mônaco. 

 

Das polêmicas mais recentes, artistas renomados como Harry Styles, Ed Sheeran e Adele negaram o convite do show da coroação por falta de agenda, segundo o Daily Mail. O comportamento é inédito e pode demonstrar falta de simpatia com Charles, visto que dois dessa lista eram queridinhos de Elizabeth II.

 

Snapinsta.app_315756032_864383998332311_4808559365474527707_n_1080.jpg

 

Até mesmo Elton John, segundo o portal de notícias, teria declinado o convite. O The Sun, no entanto, diz que, até o momento, estão confirmadas as participações de Kylie e Dannii Minogue, Andrew Lloyd Webber, Lionel Richie e Take That — sem Robbie Williams. O cantor Olly Murs ainda estaria negociando sua presença.

 

Apesar da problemática, a família real divulgou a playlist oficial no Spotify, que inclui a maior parte desses artistas. Confira abaixo:

 

 

E será que o conflito entre Harry, Meghan e a realeza terá um momento de paz? O filho mais novo de Charles pediu uma conversa com o pai e o irmão, William, antes da coroação a fim de ajustar as relações. A imprensa internacional tem tratado o encontro como requisito para que a família marque presença.

 

Snapinsta.app_84240928_875891512865920_5656197726388529523_n_1080.jpg

 

Inclusive, 6 de maio é o aniversário de Archie, além da coroação do avô. Ainda não se sabe se o filho mais velho de Meghan e Harry estará na cerimônia, mas seria um bom motivo para se reconciliarem. 

 

Por fim, a coroação de Camilla Parkers Bowles como rainha consorte também tem sido motivo de burburinho. Isso porque tradicionalmente a coroa usada pela rainha-mãe é colocada sob a cabeça da esposa do rei, mas a peça carrega uma das pedras mais controversas do mundo, há que nela há o polêmico diamante Koh-i-Noor.

 

Camila.jpg

 

A joia é reivindicada por ao menos quatro países, Índia, Paquistão, Afeganistão e Irã — todos por questões históricas. 

 

É por esse motivo que mais uma tradição será quebrada. A coroa será customizada com diamantes usados por Elizabeth II

 

Veja a versão original usada pela Rainha Mary:

 

Snapinsta.app_328096676_706008474342022_2838630003263922063_n_1080.jpg

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.