Em uma noite decisiva para os clubes brasileiros nas competições sul-americanas, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Corinthians e Atlético-MG conquistaram vitórias importantes nessa quinta-feira (15), pela fase de grupos da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana 2025.
Confira como foram as partidas:
Verdão bate Bolívar
No Allianz Parque, o Palmeiras não deu chances ao Bolívar e venceu por 2 a 0 com gols de Murilo e Facundo Torres, ambos ainda nos primeiros 11 minutos de jogo. O desempenho sólido garantiu ao Verdão a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores da América, com 15 pontos conquistados em cinco jogos.
Com 100% de aproveitamento, a equipe comandada por Abel Ferreira não pode mais ser alcançada na liderança do Grupo A, mesmo restando uma rodada. Já o Bolívar, com apenas três pontos, não tem mais chances de avançar ao mata-mata, restando apenas a disputa pelo terceiro lugar e a vaga na Copa Sul-Americana.
Rubro-negro vence sem dificuldades
O Flamengo venceu a LDU por 2 a 0 no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, e encaminhou sua classificação para as oitavas de final. Com uma postura agressiva desde o início, o time comandado por Filipe Luís dominou o jogo e abriu o placar logo aos nove minutos Léo Ortiz. Na segunda etapa, o Flamengo continuou controlando o jogo e ampliou a vantagem com Luiz Araújo, após boa jogada de Alex Sandro.
Com esse resultado, o Flamengo igualou os oito pontos da LDU, mas assumiu a vice-liderança do grupo pelo saldo de gols, atrás apenas do Central Córdoba, que tem 11.
Colorado ganha fora e complica Bahia
O Internacional venceu o Nacional por 2 a 0 no Uruguai, em partida decisiva pela 5ª rodada do Grupo F da Libertadores, e entrou na zona de classificação para as oitavas de final. Jogando fora de casa, o Colorado contou com grande atuação do jovem Ricardo Mathias, que marcou os dois gols do jogo, o primeiro no fim do primeiro tempo e o segundo nos acréscimos da etapa final, após driblar o goleiro adversário.
A vitória teve impacto direto na situação do grupo, especialmente para o Bahia, que caiu para a terceira colocação com o triunfo colorado. Agora, o time gaúcho precisa apenas de um empate na última rodada contra o próprio Bahia para avançar, já o time baiano tem que vencer o Inter em pleno Beira-Rio para garantir a vaga.
Timão vivo
Mesmo sem uma atuação brilhante, o Corinthians cumpriu sua missão fora de casa e derrotou o Racing-URU por 1 a 0, nesta quinta-feira (9/5), no Estádio Centenário, em Montevidéu. O resultado levou o Timão à segunda posição do Grupo C da Copa Sul-Americana, com oito pontos somados.
O único gol da partida foi marcado por Matheus Bidu, já na parte final do confronto. Com isso, o time paulista agora depende apenas de uma vitória contra o Huracán, líder da chave, para garantir presença nos playoffs da competição, fase que reúne os segundos colocados da Sul-Americana contra os terceiros da fase de grupos da Libertadores.
O Corinthians teve dificuldades na criação, mas foi eficiente na reta final e conquistou uma vitória fundamental para seguir sonhando com o título continental.
Galo depende só de si
O Atlético-MG venceu o Caracas por 3 a 1 na Arena MRV em mais um jogo da Copa Sul-Americana, assumindo uma posição confortável na luta pela liderança do Grupo H. A vitória veio em um jogo com portões fechados, resultado de uma punição da Conmebol pelo uso de sinalizadores por torcedores atleticanos em jogos do ano passado contra Fluminense e River Plate. Apesar da ausência de público, o Atlético mostrou superioridade e garantiu os três pontos após vencer por 3 a 1 com gols de Edet (contra), Cuello e Rony.
Com o resultado, o time mineiro chegou a oito pontos, ultrapassando o Cienciano, do Peru, que ainda jogará na rodada e é o próximo adversário do Galo. Se vencer os peruanos na última rodada, o Atlético se classifica diretamente para as oitavas de final da competição. Já o Caracas, com cinco pontos, permanece em terceiro lugar e mantém chances matemáticas de classificação.