Tudo começou com o Outubro Rosa. A campanha, criada no início da década de 90, surgiu com o objetivo de chamar atenção à conscientização sobre o câncer de mama. Na época, a Fundação Susan G. Komen for the Cure começou a distribuir laços rosa durante uma corrida em prol da cura. De lá pra cá, outras iniciativas que relacionam os meses às cores foram desenvolvidas.
Maio segue essa lógica e seu calendário é recheado de campanhas de conscientização que abrangem desde doenças crônicas até questões de segurança.
Fique por dentro das cores do mês de maio:
Maio Roxo: conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais
As patologias relacionadas ao trato digestivo afetam mais de cinco milhões de pessoas no mundo. No País, a prevalência das doenças tem aumentado, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O acompanhamento médico, uma alimentação equilibrada e o uso correto dos medicamentos são peças chaves no tratamento das condições.
Maio Vermelho: prevenção e conscientização da hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por diversos fatores, como infecções virais, uso excessivo de álcool e drogas, entre outros. A campanha ressalta a necessidade de exames de rotina e diagnóstico precoce.
Maio Vermelho: alerta ao risco do câncer bucal
Neste mês, a cor vermelha está associada a duas condições, sendo uma delas a prevenção sobre o câncer bucal. As medidas essenciais incluem realizar de forma correta a higiene bucal, evitar o fumo, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação saudável.
Maio Laranja: combate ao abuso e à exploração sexual infantil
Dados indicam que a cada três horas, crianças são abusadas no Brasil. A campanha tem o objetivo de aumentar a visibilidade para essa questão e incentivar as denúncias, promovendo proteção aos menores e reforçando as ações de prevenção e educação.
Maio Amarelo: paz no trânsito
A campanha foi criada em 2014 e, desde então, atua na mobilização de diferentes setores para discutir e implementar medidas que garantam uma maior segurança no trânsito, por meio de ações educativas.
Maio Verde: conscientização sobre a doença celíaca
No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham doença celíaca — condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten —, sendo que 80% não é diagnosticada. A ação busca educar a população sobre os desafios enfrentados pelos portadores e a importância de uma alimentação adequada.