Coreia do Sul escolhe tenistas que vão enfrentar o Brasil na Billie Jean King Cup

A jovem Dayeon Back surpreendeu o mundo do tênis em Seul ao derrotar a letã Jelena Ostapenko. Foto: Reprodução/Facebook

O Time Brasil BRB de Tênis já sabe quem serão as representantes da Coreia do Sul para os playoffs do Grupo Mundial da Billie Jean King Cup, que serão realizados nos dias 10 e 11 de novembro, em Brasília, na quadra de saibro que está sendo montada área externa da Arena BRB.

A convocação foi feita pela capitã Jungbae Kim, na última sexta-feira (13). Ela chamou Sohyun Park, a 293ª colocada no ranking atual da WTA, Yeonwoo Ku (540ª), Dabin Kim (651ª), Bo-Young Jeong (889ª) e a jovem Dayeon Back (569ª), de apenas 21 anos. Na última segunda-feira (9), Back surpreendeu o mundo do tênis ao derrotar a número 13, Jelena Ostapenko, da Letônia, na rodada inaugural do WTA 250 de Seul, por 3/6, 6/1 e 7/6 (7/4).

Apesar da boa estreia, na rodada seguinte, ela não foi páreo para a australiana Kimberly Birrel (102ª colocada no ranking), perdendo por 6/0 e 6/1 em pouco mais de uma hora de jogo. Nas duplas, a jovem tenista atuou ao lado de Bo-Young Jeong e foi eliminada na primeira rodada pela tcheca Marie Bouzkova e pela norte-americana Bethanie Mattek-Sands por 6/0 e 6/2.

O melhor resultado das sul-coreanas do torneio realizado em casa foi o da dupla Ji-Hee Choi e Sohyun Park, que chegaram às quartas de finais. Elas caíram ante a russa Irina Khromacheva e a taiwanesa Wu Fang-hsien por 6/2 e 6/1. Em simples, além do bom resultado de Back, Su Jeoung Jang chegou à mesma fase, mas perdeu para a norte-americana Emina Bektas por 6/3 e 6/4.

O time sul-coreano chegará desfalcado ao Brasil das duas principais jogadoras do país. Su Jeoung Jang (162ª no ranking da WTA) não foi chamada pela capitã Jungbae Kim, assim como a canhota Na Lae Han (236ª), de 31 anos. Já o Brasil terá força máxima para o confronto, que acontecerá na Arena BRB. A capitã Roberta Burzagli convocou Beatriz Haddad Maia (20ª), Laura Pigossi (122ª), Carolina Meligeni (282ª) e as duplistas Luisa Stefani (10ª no ranking de duplas) e Ingrid Martins (59ª).

Beatriz Haddad Maia foi eliminada nas oitavas de Hong Kong. Foto: Andy Cheung/Hong Kong Tennis Open/ArcK Photography

Bia Haddad Maia foi derrotada nas oitavas do WTA 250 de Hong Kong para a russa Anastasia Pavlyuchenkov e estreia nesta segunda-feira (16), às 23h, contra a japonesa Nao Hibino (92ª) no WTA 250 de Nanchang, na China. Laura não foi bem no WTA 250 de Seul, perdendo na estreia das duplas e das simples. Carolina Meligeni já está se preparando para a Billie Jean King Cup. Ela vem de eliminação nas quartas de final do W15 de Buenos Aires, no começo deste mês.

Já Luisa Stefani e Ingrid Martins chegaram às quartas do WTA Challenger de Zhenzhou, na China, perdendo para Gabriela Dabrowski (Canadá) e Erin Routliffe (Nova Zelândia) por 6/2 e 6/3. Dabrowski e Routliffe foram as campeãs do torneio de duplas chinês.

Relacionados.

Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra Venezuela

Ouro nos Jogos de Paris 2024, judoca Bia Souza será embaixadora da Neoenergia

STJD interdita Arena MRV e proíbe jogos do Atlético-MG com torcida após confusão em final