GPS Brasília comscore

Cordão do Bola Preta abre o Carnaval carioca com 1 milhão de pessoas

**Foi dada a largada no Carnaval de rua do Rio de Janeiro!** O desfile do **Cordão do Bola Preta** abriu a folia oficialmente, na manhã deste sábado (18), após dois anos sem festa devido à pandemia. Os foliões tomaram a **Rua Primeiro de Março**, no centro da cidade, ao som do tradicional “Quem não chora não mama!// Segura, meu bem,// a chupeta// Lugar quente é na cama// Ou então no Bola Preta”, a marchinha do Bola.

**Com mais de um século de alegria*8, o mais antigo bloco carnavalesco do Rio continua concentrando multidões nas suas apresentaçõesl. Este ano, em seu 103º desfile, não foi diferente, com **1 milhão de pessoas**. Entre os participantes, o casal Fernando Pellon, de 66 anos, e Lili Rose, de 60, que vão juntos ao Bola há 39 anos, a idade do relacionamento. **”É muita energia represada desses anos sem festa. E me emociono de verdade ao saber que esse, aqui e agora, é o maior e mais importante bloco de carnaval do planeta”**, diz Pellon.

Tentando criar um bloco exclusivo dentro dos megablocos, **11 amigos de Bangu**, bairro da zona oeste do Rio, **formaram o grupo Uga-Uga Catiri**, cuja estratégia é passar graxa no corpo para que outros foliões se afastem e o grupo circule livremente. “Fazemos isso todo ano. **Nossos pais e tios já faziam e a gente está aí seguindo a tradição*8. Ano passado não teve por causa da Covid, mas agora voltamos com tudo”, diz o engraxado João Ari, de 32 anos.

**A irreverência também foi destaque nas fantasias, que embora sejam distintas, em boa parte tem um traço em comum: as cores branca e preta**, que são as do bloco. Com o calor a preferência também é por roupas mais leves.

**A concentração começou cedo, antes das 9h, horário marcado para o desfile, que começou com 20 minutos.** O trajeto é o mesmo definido pela prefeitura para todos os Megablocos do Carnaval carioca que passam pelo Centro da Cidade: da Rua Primeiro de Março até a Avenida Presidente Antônio Carlos. **O policiamento foi reforçado na região** pela PM e Guarda Municipal, com o uso de detector de metais.

Os foliões se espalharam não só pelas ruas do circuito como também nas transversais. O presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, acredita que o público foi maior do que em anos anteriores, por ser o Carnaval da retomada. **“O desfile é a mãe de toda a existência do Bola Preta. Se a gente fizer um grande desfile a gente está caminhando com o Bola Preta. O desfile é o maior acontecimento social da vida do Bola Preta. É a marca do Bola Preta desde a fundação”**, disse .

**A passagem de gerações entre os foliões é um dos fatores que mantêm o bloco como um dos favoritos do Carnaval.** Para Pedro Ernesto, a explicação é o comprometimento do Bola Preta com o carnaval tradicional, pois é o último remanescente das antigas entidades de carnaval. **”Todas pereceram ao longo do tempo por problemas econômicos e o Bola continuou firme e forte apegado às suas origens da tradição do carnaval”**, contou.

Segundo o presidente, **o objetivo maior é preservar a música tradicional do Carnaval, o que faz com sua famosa banda, que entre os instrumentos têm a marca de metais**. “Foi isso que fez o Bola Preta atravessar os seus 104 anos. O Bola Preta foi fundado em 31 de dezembro de 1918 e já em fevereiro de 19 fez o primeiro desfile que sempre esteve um ano à frente do seu aniversário. Quando fez 100 anos já era o 101º desfile. Só que com a paralisação dos desfiles com a pandemia, apesar de gente ter feito em dezembro 104 anos este desfile é o de número 103”, pontuou.

**Musas e padrinhos**

Este ano, o público teve um Bola com força total. Durante o desfile, todas as figuras representativas do bloco estiveram presentes. Do alto do carro, a rainha e atriz **Paola Oliveira** cumprimenta os foliões. O bloco tem ainda o padrinho, cantor e compositor **Neguinho da Beija-Flor**; a madrinha, a cantora *8Maria Rita**; a porta-estandarte oficial do bloco, a atriz **Leandra Leal**. Entre as musas, a da banda, a atriz e cantora **Emanuelle Araújo**; a do centenário, a atriz **Miriam Duarte**, e a musa das musas a porta-bandeira da Beija-Flor, **Selminha Sorriso**.

Além do Cordão da Bola Preta, **outros 47 blocos autorizados pela administração municipal desfilarão neste sábado**, entre eles os tradicionais **Afoxé Filhos de Gandhi** (Saúde), **Céu na Terra** (Santa Teresa), **Banda de Ipanema**, Bloco **Amigos da Onça** (Flamengo), **Bloco da Terreirada** (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão), **Bloco dos Barbas** (Botafogo) e **Escangalha** (Jardim Botânico). **A Prefeitura estima a participação de 5 milhões de pessoas nos desfiles deste ano na capital fluminense.** (com Agências Estado e Brasil)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.