GPS Brasília comscore

Corbucci: o fenômeno das competições gastronômicas

Em um universo digital cada vez mais diversificado e com cada vez menos conteúdos realmente originais, Ricardo Corbucci se destaca como o maior YouTuber brasileiro especializado em desafios de comida. Com mais de 700 vídeos gravados, ele compartilha não apenas suas façanhas gastronômicas, mas também bastidores do mundo das competições.

Natural do interior de São Paulo, ele se mudou para Brasília ainda na infância, por isso tem uma forte identificação com a capital federal. “Minha família está aqui. As pessoas que amo estão aqui e Brasília é uma linda cidade”, falou o criador de conteúdo que é formado em Ciência da Computação, pelo UniCeub, e não pensa em se mudar do planalto central.

No YouTube ele iniciou a carreira há exatos oito anos, em setembro de 2016, após passar por um longo processo de emagrecimento.“Eu já sabia que conseguia comer muito quando a fome saía do controle, mas foi no meu primeiro desafio que desenvolvi essas habilidades”, revela. Desde então, ele tem encantado o público com suas performances em desafios que variam de grandes porções a eventos renomados.

Atualmente o canal “Corbucci Eats” possui 4,5 milhões de inscritos. Entre os recordes pessoais estão: comer 100 esfirras em 50 minutos, cinco quilos de pastéis em 46 minutos, 30 pacotes de macarrão instantâneo em 36 minutos, 55 pedaços de pizza, entre outros feitos dignos de deixar qualquer um de boca aberta.

O que poderia ser considerado um pesadelo para os donos de restaurante, na verdade é uma oportunidade de fazer negócio. Corbucci é requisitado por lanchonetes e restaurantes de todo o Brasil, que anseiam por um vídeo do maior comedor da internet em seus estabelecimentos.

Ricardo representando o Brasil no maior campeonato de comida do mundo | Foto: Arquivo pessoal

Ricardo representando o Brasil no maior campeonato de comida do mundo | Foto: Arquivo pessoal

Sexto do mundo

Apesar de se tornar campeão por onde passa, um dos maiores feitos do Corbucci não foi um primeiro lugar, mas uma humilde sexta posição. Isso porque essa colocação foi conseguida na última edição do maior campeonato de comida do mundo, o Hotdog Eating Contest, realizado em julho deste ano, na cidade de Nova York. Ele foi o primeiro brasileiro na história da competição.

“O desafio mais emblemático e especial da minha carreira”, definiu. Na ocasião, Ricardo comeu 43 pães com salsicha, enquanto o americano Patrick Bertoletti, devorou 58 e se tornou o campeão.

Quando questionado sobre o motivo de não ter eventos grandes assim no Brasil, ele disse que a falta de visibilidade e a desigualdade social são alguns dos dificultadores. “Aqui falta Divulgação e infraestrutura. Vivemos num país com muita desigualdades sociais,muitas pessoas associam esse tipo de atividade com desperdício de comida, o que não é verdade. É possível ao mesmo tempo, realizar esse tipo de evento e ajudar quem não tem acesso à comida”.

De comilão a empresário

Com a popularização do canal, Ricardo já conseguiria viver apenas dos ganhos do YouTube, mas ele não se limita a isso. Corbucci vende produtos personalizados na internet e também se tornou dono da própria lanchonete. Junto com a esposa, ele é dono do Corbucci Açaí, loja que já possui dois anos. Além do restaurante, lançou neste mês um festival gastronômico.

“Eu considero produzir conteúdo a minha profissão, mas a minha ideia também é prosperar minhas empresas, abrir franquias e fazer festivais gastronômicos pelo Brasil.”

  • Dica GPS: Pra quem gostaria de conhecer o sabor do açaí de um comedor profissional (que inclusive já comeu mais de seis quilos de açaí em menos de 30 minutos) basta ir na quadra 107 norte e tirar as próprias conclusões no Corbucci Açaí.
Um dos eventos públicos em que Corbucci arrasta milhares de fãs | Foto: Arquivo pessoal

Um dos eventos públicos em que Corbucci arrasta milhares de fãs | Foto: Arquivo pessoal

Vida saudável

Tão surpreendente quanto a fome do criador de conteúdo é a saúde e a forma física dele. Fora das câmeras ele vive uma vida saudável, com alimentação controlada e hábitos fitness. Sim, entre uma refeição insana e outra é fácil encontrá-lo malhando pesado na academia.

“No dia a dia eu faço uma dieta hipocalórica, isso significa que sempre estou ingerindo menos calorias do que meu corpo gasta, a fim de queimar o excesso das gravações. As refeições são pequenas e tem uma quantidade específica de proteína, carboidrato e gordura, tudo pesado em balança de alimentos”, revelou.

Ele também afirmou ter acompanhamento multidisciplinar de cardiologista, gastrologista, endocrinologista e algumas outra especialidades, além de fazer periódicos exames de sangue e de imagem a fim de detectar qualquer alteração. Portanto, não façam isso em casa.

Por fim, como repórter eu tive que matar uma curiosidade que, talvez seja a mesma de muita gente. Qual será a comida preferida de um comedor profissional? Pasmem: “no dia a dia, peito de frango grelhado com arroz e feijão”, compartilhou nosso comilão que leva o nome de Brasília mundo a fora.

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI