GPS Brasília comscore

Copom decide elevar taxa Selic para 13,25% ao ano na primeira reunião sob gestão de Gabriel Galípolo

Decisão do Banco Central visa conter a inflação e manter credibilidade do mercado financeiro

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, aumentar a taxa básica de juros (Selic) de 12,25% ao ano para 13,25% ao ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), confirmando uma elevação de 1 ponto percentual e ocorreu na primeira reunião sob o comando do novo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo.

A decisão já era esperada pelo mercado, pois a autoridade monetária havia sinalizado na última reunião, realizada em dezembro, que manteria a trajetória de alta.

Com isso, este se torna o quarto aumento consecutivo dos juros no país, após as elevações ocorridas em setembro, novembro e dezembro de 2024.

Com a nova alta, a taxa Selic retorna ao mesmo nível registrado em agosto de 2023. Naquele período, o Banco Central ainda mantinha uma tendência de cortes nas taxas, o que agora foi revertido para um ciclo de aperto monetário. A nova taxa permanecerá vigente pelos próximos 45 dias, até a próxima reunião do Copom.

Os nove membros do comitê que votaram pela elevação da Selic são: Gabriel Galípolo (presidente), Ailton de Aquino Santos, Diogo Guillen, Gilneu Francisco Astolfi Vivan, Izabela Correa, Nilton José Schneider David, Paulo Picchetti, Renato Dias de Brito Gomes e Rodrigo Alves Teixeira.

Entenda

A Selic é um dos principais instrumentos utilizados pelo Banco Central para controlar a inflação. Em 2024, a taxa básica de juros do país encerrou o ano em 12,25% ao ano, um nível próximo ao registrado em novembro do mesmo ano.

O mercado financeiro prevê novas altas nos juros nos primeiros meses de 2025. Na ata da última reunião, o Copom já havia indicado a possibilidade de mais duas elevações, de ao menos 1 ponto percentual cada, nos próximos encontros do comitê.

Caso a pressão inflacionária continue elevada e as expectativas do Copom se concretizem, a taxa Selic poderá alcançar 14,25% ao ano ainda no primeiro trimestre de 2025, atingindo um nível semelhante ao registrado em setembro de 2016.

Se o aperto monetário persistir, os juros podem ultrapassar os 15% ao ano até junho de 2025, tornando-se o maior patamar desde meados de 2006, quando a taxa chegou a 15,25% ao ano, no final do primeiro mandato do presidente Lula.

O que diz o Banco Central?

No comunicado divulgado após a decisão, o Banco Central alertou que o cenário externo segue desafiador devido à conjuntura econômica global e à política monetária dos Estados Unidos.

O Comitê avalia que o cenário externo segue exigindo cautela por parte de países emergentes“, declarou o BC.

O Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, manteve a taxa de juros americana entre 4,25% e 4,50% ao ano, conforme decisão anunciada na mesma data pelo órgão norte-americano.

Em relação à economia brasileira, o Copom destacou que os indicadores de atividade e o mercado de trabalho demonstram dinamismo.

Além disso, mencionou a inflação acima da meta e a necessidade de ajustes adicionais para garantir sua convergência.

Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos“, afirmou o comunicado.

 

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.