Categories: Cotidiano

Copa do Mundo: no Grupo B, a Inglaterra sobra na turma

Favorita como sempre, e quase nunca finalista. Essa é a síntese da Inglaterra, que mais uma vez inicia a disputa de uma Copa do Mundo em busca do título que só veio em 1966, quando jogou o mundial em casa – e, mesmo assim, com a ajuda de uma arbitragem para lá de camarada. Novamente os ingleses despontam em seu grupo, integrado ainda pela zebra Irã e pelas incógnitas seleções dos Estados Unidos e do País de Gales – que volta a uma Copa após 64 anos de ausência.

Com duas Copas do Mundo nas costas como jogador, o treinador Gareth Southgate tem um plantel diferenciado nas mãos. A começar pelo goleiro Pickford, do Everton, por zagueiros como Maguire, do Manchester United, e atacantes como Foden (Manchester City), Rashford (Manchester United) e Sterling (Chelsea). Mas a estrela da trupe é Harry Kane (Tottenham), o furacão (um trocadilho com a palavra _hurricane_, furacão em inglês). A ele cabe empurrar a bola para a rede, como fizeram seus históricos antecessores Lineker (1986) e Hurst (1966).

O que preocupa é a campanha da Inglaterra este ano. Após passear nas eliminatórias, com oito vitórias e dois empates em dez jogos, com 39 gols marcados, o _English Team_ conseguiu a proeza de ser rebaixado na Liga das Nações A, em um grupo com Alemanha, Itália e Hungria. Pior: levou uma goleada de 4 x 0, em casa, dos húngaros.

A estreia dos ingleses será na segunda-feira (21), às 10h, no estádio Internacional Khalifa, contra o Irã do português Carlos Queiroz – que, em verdade, é moçambicano de nascimento. Esta é a segunda passagem do lusitano pelo comando do país – seu primeiro período teve como principal objetivo classificar o Irã para a Copa do Mundo de 2014. Ele também levou a Copas a África do Sul, em 2002, e Portugal, em 2010.

O material humano é limitado e Queiroz tem como principais jogadores os meias Alireza Jahanbakhsh (Feyenoord-HOL), Ali Gholizadeh (Charleroi-BEL), Ali Karimi (Kayserispor-TUR) e os atacantes Sardar Azmoun (Bayer Leverkusen-ALE) e Mehdi Taremi (Porto-POR). Depois que assumiu a seleção, o treinador fez três amistosos: vitórias por 1 x 0 sobre Uruguai e Nicarágua e um empate com o Senegal, por 1 x 1.

O outro confronto da primeira rodada é decisivo para Estados Unidos e País de Gales. Os norte-americanos contam com o talento de Dest, do Milan-ITA, na defesa, e de McKennie-ITA, da Juventus, no meio de campo. O ataque terá Reyna, do Borussia Dortmund-ALE, como referência e o jogo é considerado pelo treinador Gregg Berhalter como uma final antecipada, pois a vitória sobre os galeses pode valer a vaga nas oitavas de final. Mas a preparação desanima, por o time perdeu para o Japão por 2 x 0 e empatou sem gols com a Arábia Saudita.

Superar o País de Gales de Gareth Bale não deve ser tarefa fácil. A Copa do Mundo é um prêmio para o craque, que já desfilou seu futebol no Real Madrid e hoje atua no Los Angeles. Feito que outros galeses famosos, como Ian Rush e Ryan Giggs, não conseguiram.

O treinador Rob Page, ex-jogador da seleção, chega à Copa de contrato renovado até 2026. Ele comandou a equipe na Euro 2020, quando levou o selecionado às oitavas de final. Mesmo rebaixada na Liga das Nações A da Europa, a seleção de Gales espera surpreender norte-americanos, ingleses e iranianos e repetir o feito da Copa de estreia, em 1958, quando só o Brasil suplantou a retranca galesa com o primeiro gol de Pelé em uma Copa do Mundo.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

CLDF publica redação final e PPCub segue para a sanção ou veto de Ibaneis

Texto foi aprovado no dia 19 de junho e permite uma série de modificações no…

8 minutos ago

Lula defende regulação urgente das big techs e fala em construir proposta com Congresso

Lula disse que deve se reunir nesta semana com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

17 minutos ago

Caetano Veloso e Maria Bethânia dão um gostinho da turnê com vídeo de ensaio

Irmãos celebram reencontro musical após 45 anos e mantêm mistério sobre o repertório da turnê

56 minutos ago

Vini Jr. faz pegadinha para anunciar que ganhará estátua de cera no Madame Tussauds

Astro do futebol mundial surpreende fãs no famoso museu de Nova York com anúncio criativo

2 horas ago

Moraes proíbe contato entre Ramagem e Bolsonaro

O candidato também foi proibido de contatar Valdemar Costa Neto, líder nacional de seu partido

2 horas ago

PCDF fecha primeiro semestre com 64% de casos elucidados

Alguns crimes como latrocínio e roubos a postos de combustíveis, tiveram uma resolução de 100%

2 horas ago