GPS Brasília comscore

Copa do Mundo: a briga é entre Bélgica e Croácia no Grupo F

Na Copa da Rússia, elas surpreenderam. Fizeram belas campanhas, batendo favoritos como Argentina, Brasil e Inglaterra. Uma foi vice-campeã, a Croácia. A outra, a Bélgica, levou o terceiro lugar. A atual geração é, sem dúvida, a melhor da história dos dois países. E quer, finalmente, subir ao topo do mundo. Na fase de grupos, pelo menos, o caminho promete ser tranquilo. Afinal, só vão se encontrar na última rodada, na partida marcada para 1° de dezembro, no estádio Ahmad Bin Ali, ao meio-dia. Mas para confirmar o prognóstico, terão de passar sem sustos por Canadá e Marrocos, os dois azarões do Grupo F.

Quem estreia primeiro é a Croácia de Modrić (Real Madrid-EPS), escolhido o melhor jogador da Copa passada. Com o treinador Zlatko Dalić novamente no comando da seleção, o grupo manteve a filosofia ofensiva do Mundial da Rússia, quando venceu Nigéria, Islândia e Argentina, com direito a passeio, marcando sete gols e sofrendo apenas um na fase de grupos e depois mostrando um fôlego invejável nas fases seguintes, saindio vitoriosa em duas disputas de pênalti contra Dinamarca e Rússia, para atropelar a Inglaterra e vender caro a derrota para os franceses na final.

A Croácia vem alinhando a base do seu time com o bom goleiro Livakovic (Dínamo Zagreb-CRO), Lovren (Zenit-RUS) como pilar da zaga, Kovačić (Chelsea-ING) e Brozović (Internazionale-ITA) auxiliando Modrić, no meio e Perišić (Tottenham-ING) e Budimir (Osasuna-ESP) na frente. Com esta base, conseguiu se classificar para a semifinal da Liga das Nações A, superando Áustria, Dinamarca e França com quatro vitórias, uma derrota e um empate.

O primeiro rival será o selecionado marroquino, no dia 23, às 7h, no estádio Al Bayt. A seleção africana do técnico Walid Regragui, um ex-lateral direito do país que substituiu o bósnio Vahid Halilhodzic, terá o atacante Hakim Ziyech (Chelsea-ING), que estava afastado do grupo. Outros bons jogadores são o goleiro Bono, do Sevilla-ESP, os laterais Hakimi, do Paris Saint-Germain-FRA, e Mazraoui, do Bayern-ALE, e o meia Amrabat (Fiorentina-ITA). A maior recompensa para o Marrocos seria passar de fase, mas é difícil pensar nisso em um grupo de tamanha dificuldade.

No outro jogo da primeira rodada, também na quarta-feira (23), a Bélgica enfrenta o Canadá, às 16h, no estádio Ahmad Bin Ali. O selecionado do espanhol Roberto Martínez é de altíssima qualidade. Começa com Thibaut Courtois (Real Madrid-ESP) no gol, Alderweireld (Antwerp-BEL), Debast (Anderletch-BEL) e Vertonghen (Anderletch-BEL) na defesa, passa por Meunier (Borussia Dortmund-ALE), Carrasco (Atlético de Madrid-ESP), Tielemans (Leicester-ING) e Witsel (Atlético de Madrid-ESP) na primeira linha de armação, passa pela dupla ofensiva Eden Hazard (Real Madrid-ESP) e Kevin De Bruyne (Manchester City-ING) e conclui no mortal Lukaku (Internazionale-ITA) no meio do ataque. Sem contar com Thorgan Hazard (Borussia Dortmund-ALE), Onana (Everton-ING), De Ketelaere (Milan-ITA) e Mertens (Galatasaray-TUR), entre muitos outros.

Para superar a seleção que eliminou o Brasil na última Copa e derrotou a Inglaterra duas vezes, o trabalho do técnico do Canadá, o inglês John Herdman, precisa ser perfeito. Ou mais que isso. De volta a uma Copa do Mundo depois de 36 anos de ausência, o selecionado da América do Norte tem como destaque o atacante Alphonso Davies, do Bayern de Munique-ALE. Na preparação para o Mundial, venceu o Catar por 2 x 0 e o Japão por 2 x 1, empatando ainda com o Bahrein por 2 x 2. Mas reprovou no teste mais difícil, ao perder para o Uruguai por 2 x 0. Acreditar em uma surpresa é muito difícil, ainda mais com o tamanho do desafio.

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.