Categories: Cotidiano

Copa 2022: no Grupo A, Holanda é favorita e Senegal e Equador disputam vaga

Um anfitrião estreante em Copas, uma seleção que foi três vezes vice-campeã do mundo e dois países que procuram um lugar ao sol no cenário internacional. Esta é, em resumo, a essência do Grupo A da Copa do Mundo de 2022, que começa no próximo domingo, às 13h, no Al Bayt Stadium, com Catar x Equador.

A preparação do Catar é preocupante. Nos jogos realizados neste semestre, a seleção da casa, comandada desde 2017 pelo espanhol Félix Sánchez Bas, ficou no 0 x 0 com a Lazio (ITA), no 2 x 2 com o Marrocos e Chile, no 1 x 1 com a Jamaica e perdeu de 2 x 0 para o Canadá. O time tem dez jogadores nascidos em outros países: o português Pedro Miguel, o Ró-Ró; os sudaneses Musaab Khidir e Almoez Ali; os iraquianos Bassam Al-Rawi e Mohammed Waad; o argelino Boualem Khoukhi; o baremita Ali Asad; o egípcio Moustafa Tarek; o francês Karim Boudiaf; e o ganês Mohamed Muntari.

Para os equatorianos, uma vitória na estreia será fundamental, de preferência pelo maior placar possível. Afinal o adversário, embora dono da casa e, consequentemente da torcida, é o mais fraco do grupo, que ainda tem Senegal e a favorita Holanda – as duas seleções enfrentam na segunda-feira (21), às 13h, no estádio Al Thumama. Um empate com o Catar pode atrapalhar de vez a vida da seleção sul-americana na competição

O maior problema dos equatorianos está justamente no ataque. Desde o fim das eliminatórias, o time do treinador argentino Gustavo Alfaro fez seis amistosos, vencendo dois e empatando quatro. Não tomou um gol sequer, mas marcou apenas dois, nas magras vitórias por 1 x 0 sobre as seleções africanas da Nigéria e Cabo Verde. Contra Arábia Saudita, Japão, Iraque e México, nem um mísero golzinho.

Comandando a Holanda pela segunda vez, Louis van Gaal conquistou em Brasília seu melhor resultado pelo selecionado laranja: o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014, goleando o Brasil de Felipão por 4 x 0. Confirmando o bom momento que vive seu selecionado, ele levou a Holanda às semifinais da UEFA Nations League A 2022/2023, com cinco vitórias e um empate, em uma chave com Bélgica, Polônia e País de Gales – times que vão disputar a Copa do Mundo do Catar. Portanto, chega com moral e uma bagagem de boas vitórias, com direito a goleada no time belga em plena Bruxelas. O time conta com craques como van Dijk (Liverpool), Dumfries (Internazionale de Milão), De Jong e Depay (ambos do Barcelona) e não será surpresa se conseguir a vaga com três folgadas vitórias.

Já o Senegal vem de uma campanha irregular no pós-eliminatórias. Na Copa Cosafa, organizada pelo Conselho das Associações de Futebol da África Austral, ficou em terceiro lugar após vencer Moçambique nos pênaltis e ser eliminada da final por Zâmbia. Com uma vitória de 2 x 0 sobre a Bolívia e um empate por 1 x 1 com o Irã, nos amistosos pré-Copa, o time do treinador Aliou Cissé ainda tem um problema extra: não sabe se vai contar com o craque Sadio Mané, do Bayern de Munique, que machucou o joelho direito no dia 8, no confronto contra o Werder Bremen. Mesmo assim, ele foi chamado para o Mundial.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

CLDF publica redação final e PPCub segue para a sanção ou veto de Ibaneis

Texto foi aprovado no dia 19 de junho e permite uma série de modificações no…

12 minutos ago

Lula defende regulação urgente das big techs e fala em construir proposta com Congresso

Lula disse que deve se reunir nesta semana com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

21 minutos ago

Caetano Veloso e Maria Bethânia dão um gostinho da turnê com vídeo de ensaio

Irmãos celebram reencontro musical após 45 anos e mantêm mistério sobre o repertório da turnê

60 minutos ago

Vini Jr. faz pegadinha para anunciar que ganhará estátua de cera no Madame Tussauds

Astro do futebol mundial surpreende fãs no famoso museu de Nova York com anúncio criativo

2 horas ago

Moraes proíbe contato entre Ramagem e Bolsonaro

O candidato também foi proibido de contatar Valdemar Costa Neto, líder nacional de seu partido

2 horas ago

PCDF fecha primeiro semestre com 64% de casos elucidados

Alguns crimes como latrocínio e roubos a postos de combustíveis, tiveram uma resolução de 100%

2 horas ago