Ministério das Cidades ofereceu o Minha Casa Minha Vida como hospedagem em Belém, capital do Pará, para ajudar a suprir o déficit de boas acomodações para autoridades, diplomatas, diretores e representantes de 196 países membros inscritos na COP30, a Conferência sobre o Clima da ONU que será realizada entre 10 e21 de novembro de 2025.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará ABIH P, Antônio Santiago, esclarece o cenário hoteleiro:
Esperamos receber 40 mil visitantes. Atualmente Belém em 18 mil leitos disponíveis em hotéis
Aproximadamente 50 mil pessoas estarão presentes estarão na capital paraense no evento, por isso Governo Federal e Pará estão mobilizando a empresa Airbnb e cruzeiros de luxo, que serão atracados em Belém para apoiar a ação enquanto prédios antigos passam por reforma para aumentara oferta dos leitos A.
Por toda a cidade de Belém são vistos tapumes, canteiros de obras, desvios no trânsito e intervenções om placas da COP 30. São ais de 30 reformas estruturantes realizadas em parceria entre a prefeitura de Belém, o governo do Pará e o Governo Federal.