GPS Brasília comscore

Conselhos Federal e Regionais de Farmácia conscientizam sobre resistência antimicrobiana

Em Brasília, a Torre de TV será iluminada na cor azul durante este domingo (5/5)
Foto: Agência Brasília

Compartilhe:

O uso de medicamentos de forma inadequada pode gerar um grave problema de saúde chamado resistência antimicrobiana, que é quando bactérias e outros microrganismos se tornam resistentes aos medicamentos em razão do uso inadequado desses insumos. Para conscientizar sobre esse assunto, os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia farão uma ação nacional neste domingo (5/5), quando também é celebrado o Dia do Uso Racional de Medicamentos.  Em Brasília, a Torre de TV será iluminada na cor azul das 18h45 às 6h da manhã do dia seguinte. Já no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado. Demais estados também terão seus pontos turísticos realçados.

A resistência antimicrobiana é considerada uma das maiores ameaças para a saúde global. Na América Latina, já se observa uma tendência crescente de resistência em infecções comunitárias e hospitalares. De acordo com a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 a resistência bacteriana poderá estar associada a 10 milhões de mortes anuais. Atualmente, estima-se que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano no mundo devido a esse problema, de acordo com a organização intergovernamental World Health Organization.

O objetivo principal da campanha é sensibilizar a população acerca da relevância do uso adequado de medicamentos, promovendo uma abordagem mais consciente e responsável em relação à saúde. Além disso, a campanha propõe elevar a conscientização sobre a resistência aos antimicrobianos, promovendo a responsabilidade na prescrição e no uso de antimicrobianos, valorizando o papel do farmacêutico para o uso racional de medicamentos.

Por isso, além da campanha por mídias digitais, com cronograma estabelecido durante todo o mês de maio, todos os Conselho Regionais de Farmácia do país uniram para fomentar essa conscientização, por meio da projeção da cor azul em seus principais pontos turísticos de cada estado.