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Conselhos estratégicos customizados chegam a Brasília

Conselho Mudando o Jogo quer atender empresas que não tem experiência ou tamanho para manter seus próprios organismos
Vinicius Postai, Gustavo Succi e Nadim Haddad no lançamento do Conselho Mudando o Jogo em Brasília
Vinicius Postai, Gustavo Succi e Nadim Haddad no lançamento do Conselho Mudando o Jogo em Brasília. Foto: Gabriel Souto/Divulgação.

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Um novo modelo de conselhos estratégicos chegou a Brasília pelas mãos dos empresários Nadim Haddad e Vinicius Postai. O Conselho Mudando o Jogo (CMJ) surgiu a partir da experiência do paulistano Gustavo Succi, que criou, junto com o empresário Luciano Garcia, uma forma de atender empresas que precisam de um conselho administrativo, mas não têm experiência ou tamanho para mantê-los.

Com a ideia de que empreender é a maior alavanca de transformação do mundo, o CMJ Brasília inaugurou as atividades na Capital Federal em uma recepção que reuniu mais de 80 empresários da cidade, na Casa da MOAI, no Lago Sul. Vinicius Postai abriu o evento explicando que o formato alcança empresários de todos os tamanhos, “que estejam querendo mudar o jogo, com um nível de metodologia, de profundidade e de conhecimento nunca vistos”.

Nadim Haddad é um dos empresários que trouxe o CMJ para Brasília
Nadim Haddad é um dos empresários responsáveis por trazer o CMJ para Brasília. Foto: Gabriel Souto/Divulgação

O empresário Nadim Haddad, franqueado McDonald’s no Centro-Oeste, explicou como foi a chegada dele ao CMJ. A primeira reunião com o Conselho Estratégico durou mais de quatro horas e ele foi bombardeado de perguntas por grandes empresários que integravam o conselho montado para orientá-lo.

“Nosso objetivo inicial é formar um grupo de seis empresas para sermos o pioneiro fora de São Paulo. O mais interessante é que após a primeira reunião, você passa a integrar o board que irá aconselhar estrategicamente a empresa seguinte a ser avaliada”, explicou Nadim.

O modelo do CMJ é pioneiro na criação do formato Board as a Service, onde empresas têm acesso a um conselho consultivo sob demanda. Durante a apresentação, o fundador do CMJ Gustavo Succi ressaltou que existe uma regra básica trabalhada pelo conselho: seu negócio precisa estar sempre pronto para ser vendido.

Os palestrantes da noite desmistificaram a ideia de que para se ter um conselho consultivo ou de administração, é preciso ter um faturamento de muitos milhões de reais. “Em uma empresa familiar, um conselho de administração é fundamental, pois evita conflitos entre parentes. O líder continua assumindo os riscos, mas o conselho faz com que ele faça isso de forma orientada”, revela Nadim. A expectativa é fornecer ao mercado local a mentoria de grandes empresários da cidade e fortalecer o ecossistema empreendedor da região, contribuindo para o sucesso dos negócios locais.