O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, na noite de quarta-feira (27), da inauguração da sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), localizada na 616 Sul. Diversas autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, e o ex-senador Paulo Octávio também estiveram na solenidade.
Em seu discurso, o governador destacou a importância dos medicos e da medicina para a humanidade. “Nós, que estivemos à frente da administração pública no período talvez mais difícil da humanidade, que foi a pandemia, tivemos que nos envolver cada vez mais com a classe médica. Então é uma alegria muito grande estar nessa concretização de um sonho, que é de toda a medicina brasileira. Era mais do que merecido essa obra. Tenho certeza que vai trazer grandes benefícios para todo o corpo médico do Brasil como um todo”, afirmou o líder do Executivo.
Ibaneis Rocha também elogiou a modernidade da edificação, que atende as necessidades dos médicos e do mundo atual. “É um prédio com tudo aquilo que tem de mais necessário para que a medicina avance e possa dar o acompanhamento necessário a todos os médicos. Fico muito feliz quando esse sonho se torna nesse novo prédio”, acrescentou.
O presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, agradeceu a Ibaneis Rocha pelo apoio que o GDF vem dando à saúde e à concepção da nova sede. “O senhor fez uma verdadeira metamorfose no Distrito Federal […]”, começou. “A equipe do GDF foi fundamental para que pudéssemos avançar em nossa intenção, respeitando todas as exigências da lei”, completou.
No encontro, o chefe do Executivo colocou o governo à disposição do CFM para auxiliar na organização da 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, em julho de 2024. “É muito importante ter Brasília como sede da bioética, não só nacionalmente, mas mundialmente. Será um congresso muito prestigiado aqui na nossa cidade. Isso nos engrandece muito e vai ter todo o apoio das nossas secretarias”, disseIbaneis Rocha.
Fundado em 1951, o Conselho Federal de Medicina busca o exercício da profissão de maneira transparente, ética e profissional. Também é compromisso do CFM defender a boa prática médica e garantir a defesa da saúde da sociedade. Sua nova sede tem 10 mil metros quadrados de área, divididos em três pavimentos, com salas modernas, auditório e estacionamento. O espaço é considerado a casa dos 638.546 médicos inscritos no CFM e foi construído pelas empresas Conbral e Milênio.