O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados recebeu, nesta terça-feira (2), uma representação contra o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) após uma agressão física contra Abílio Brunini (PL-MT), durante uma reunião na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. O documento é assinado pelo Partido Liberal (PL).
O próximo passo é a escolha de um relator para analisar a viabilidade do pedido. De acordo com o documento, a conduta do deputado Glauber Braga teria desrespeitado “preceitos constitucionais, regimentais e éticos da Câmara dos Deputados”.
Na peça, o Partido Liberal destaca que a agressão física “foi injustificada e desproporcional, violando princípios fundamentais de respeito e dignidade no exercício do mandato parlamentar”.
O documento ressalta ainda que a postura do deputado Glauber Braga não condiz com a conduta esperada de um representante eleito pelo povo.
A representação por quebra de decoro parlamentar visa garantir a integridade física e moral dos parlamentares, bem como preservar a imagem e respeitabilidade da Câmara dos Deputados. O caso agora será encaminhado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para apreciação e possíveis medidas disciplinares.