GPS Brasília comscore

Conselheiro do TCDF, André Clemente assume diretorias na Atricon e IRB

Vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o conselheiro André Clemente tomou posse como um dos diretores de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A posse da nova diretoria da entidade ocorreu no Auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta terça-feira (20).

O presidente da Atricon para o biênio 2024/2025 será o conselheiro Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em substituição ao conselheiro Cezar Miola, do TCE-RS, que assume a vice-presidência de Relações Político-Institucionais da associação.

“A entidade contribui de forma bastante relevante em todo o Brasil para o aperfeiçoamento do controle externo nos entes da Federação e, desta forma, auxilia na proteção dos recursos públicos e das políticas públicas que entregam bens e serviços para toda a população”, ressaltou Clemente.

André Clemente, Edilson de Sousa Silva e Paulo Octávio, na posse na Atricon

André Clemente, Edilson de Sousa Silva e Paulo Octávio, na posse na Atricon. Foto: Divulgação

A cerimônia de posse da nova diretoria da Atricon teve a presença dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, dos governadores de Rondônia, Marcos Rocha, e do Piauí, Rafael Fonteles, e de vários senadores, deputados federais, prefeitos e outras autoridades dos três Poderes da União, Estados e Municípios, além de diversos membros dos Tribunais de Contas, incluindo o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas. O presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Gunza, também participou da solenidade.

Posse também no IRB
Conselheiros de diversos Tribunais de Contas dos municípios, dos estados e do Distrito Federal se reuniram em Brasília (DF) para empossar, oficialmente, a nova diretoria e o novo conselho fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB), nesta terça-feira (20). O conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE) foi reeleito para presidir a entidade no próximo biênio (2024-2025). Pelo TCDF, os conselheiros André Clemente Inácio Magalhães tomaram posse como diretor de Desenvolvimento Institucional e suplente do Conselho Fiscal, respectivamente.

O conselheiro Inácio Magalhães será suplente do Conselho Fiscal do IRB

O conselheiro Inácio Magalhães, do TCDF, será um dos suplentes do Conselho Fiscal do IRB. Foto: Divulgação

Os conselheiros Ivan Lelis Bonilha (TCE-PR), Mário Manoel Coelho de Melo (TCE-AM), Sebastião Helvécio de Castro (TCE-MG), Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA) e a conselheira Cristiana de Castro Moraes (TCE-SP) vão representar a entidade nos próximos dois anos como vice-presidentes. Já os conselheiros Alexandre Postal (TCE-RS), Fabrício Macedo Mota (TCM-GO) e Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE-TO) tomaram posse como primeiro-secretário, segundo-secretário e tesoureiro, respectivamente.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Educação, Camilo Santana; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas; e os presidentes Atricon, da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), entre outras entidades representativas.

Durante a cerimônia, o presidente do IRB relembrou os avanços alcançados nos últimos anos e reforçou a necessidade de uma maior institucionalização da entidade. “Nosso foco agora é fortalecer a imagem do Instituto Ruy Barbosa junto à sociedade. Para isso, precisamos investir mais no desenvolvimento institucional, buscando ampliar nossa equipe, fortalecer as parcerias com universidades e instituições internacionais”, disse Edilberto Pontes.

“Agradeço ao Presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, pelo apoio que sempre nos deu e pela indicação do conselheiro André Clemente para integrar a Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IRB”, destacou.

Para o conselheiro André Clemente (TCDF), novo diretor de Desenvolvimento Institucional do IRB,  o fortalecimento de instituições de controle externo traz inúmeros benefícios para a sociedade. “A busca do presidente Edilberto Pontes pela integração, troca de conhecimento, tecnologia e aprimoramento do trabalho realizado pelos tribunais de contas do País inteiro é crucial para o desenvolvimento dos estados, do Brasil e, consequentemente, para a garantia de melhores políticas públicas para a população”, ressaltou.

O ministro Bruno Dantas, destacou a atuação focada na prevenção adotada pelas Cortes de Contas no Brasil. “Os Tribunais de Contas do Brasil vivem um momento muito especial de integração. O TCU, junto com os Tribunais de Contas dos estados, dos municípios e do Distrito Federal têm atuado com um olhar menos punitivo e mais pedagógico, orientativo, focado na prevenção”, lembrou.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.