GPS Brasília comscore

Conheça Ozzyi, o sapo brasileiro batizado em homenagem à lenda do heavy metal

Com cerca de 2 centímetros de comprimento, o sapinho recebeu o nome de Dendropsophus ozzyi

O cantor de rock Ozzy Osbourne, que morreu aos 76 anos, tem seu nome eternizado também na ciência: um sapo descoberto em 2014, em Belém do Pará foi nomeado Dendropsophus ozzyi em sua homenagem. A escolha do nome se deu porque o pequeno anfíbio, com cerca de 2 centímetros, emite um som agudo semelhante ao de um morcego, animal frequentemente associado ao ex-vocalista da banda Black Sabbath por conta de um episódio polêmico ocorrido em 1982. 

O sapinho, popularmente conhecido como sapo-morcego, ganhou seu nome científico através dos pesquisadores Marcelo Sturaro e Pedro Peloso, fãs assumidos do artista e primeiros a avistarem o pequeno anfíbio de apenas 2cm, em 2008. O animal, que era desconhecido pela ciência, foi mencionado em artigo publicado anos mais tarde, em 2014.

Os machos da espécie conseguem emitir cantos com frequência de 9 quilohertz (kHz), gerado a partir de seu grande saco vocal, estrutura de pele capaz de inflar e que permite com que seu canto alcance alta frequência. O sapinho com enorme potência vocal tem hábito noturno e se encontra majoritariamente em arbustos e pequenas árvores.

 

Adeus a Ozzy

Ozzy Osbourne, que morreu semana passada aos 76 anos, se tornou uma das figuras mais influentes do rock, com uma presença de palco mitológica. A morte ocorreu duas semanas depois do seu show de despedida com a banda Black Sabbath, no último dia 5. 

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.