GPS Brasília comscore

Conheça os top ambientes premiados da Casa Cor São Paulo

Vai São Paulo, vem Brasília. Antes que o evento paulistano termine e comece o brasiliense, veja quem brilhou na edição 2023 sob o tema Corpo & Morada

Compartilhe:

Coração chega acelera de tanta emoção! São os últimos dias para visitar a Casa Cor São Paulo e faltam poucas semanas para começar a Casa Cor Brasília. A primeira, encerra-se dia 6 de agosto e vai deixar muita saudade, principalmente dos points criados por lá, como o premiado The Bar Caracol. A segunda, começa dia 1º de setembro na Arena BRB Mané Garrincha e promete ser uma das melhores edições da história.

Este ano, o tema Corpo & Morada já mostrou para o que veio na mostra paulistana.  Arquitetos e estúdios brilharam na originalidade ao trazerem a sutileza das cores, formas e estilos que apresentaram ora vivacidade nos ambientes, ora leveza nas composições.

Exemplo do conceito levado à sério é o The Bar Caracol, da arquiteta gaúcha Luciana Viganó. O ambiente ganhou o prêmio de Melhor Espaço Comercial da mostra, eleito pela revista VEJA SP. Uma bela dicotomia entre luz e sombra, cor e escuridão esteve presente ao longo do ambiente de 247 m² com décor high tech e materiais nobres, desde o revestimento até o mobiliário.

 

Por aqui, estamos todas ansiosas para saber quem serão os vencedores da edição brasiliense. Enquanto isso, em São Paulo, outros 12 ambientes receberam troféus do Estúdio Paulo Alves, escolhidos entre os 74 locais que compõem a mostra. Dez nomes de diferentes áreas do universo do morar – entre arquitetos, jornalistas e fotógrafos – foram convidados pela publicação paulista Vejinha a compor o júri. 

 

Conheça os premiados:

 

Loft

pasted image 0 (1).png

Os tons acastanhados, o ar minimalista, a luz natural e a amplitude de um pé-direito de 4,80 metros transformam o ambiente criado por Ticiane Lima, 37, no projeto escolhido como o Melhor Loft da edição.

 

Banheiro e lavabo

pasted image 0 (2).png

Inspirado no samba, o ambiente de 200m² criado pelo arquiteto Marcelo Salum, 46, é uma mistura de móveis, arte e materiais que reverenciam o mais brasileiro dos ritmos musicais. Vencedor na categoria Banheiro e Lavabo.

 

Uso de obra de arte

pasted image 0 (3).png

pasted image 0 (4).png

Na parede principal, o ambiente da Suite Arquitetos exibe um conjunto de formas compostas de tijolos, obra do artista mexicano Héctor Zamora.

 

Premiado como Melhor Uso de Obra de Arte, o espaço traz ainda um cantinho com criações de Shirley Paes Leme e José Rufino, ao lado de um armário do Estúdio Campana.

 

Suíte

pasted image 0 (5).png

O loft dos arquitetos Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. — premiado na categoria Melhor Suíte — junta quarto, sala, cozinha e banheiro em um ambiente perfeito para receber amigos.

 

pasted image 0 (6).png

A suíte possui 117m² de puro aconchego e receptividade.

 

Cozinha integrada ou espaço gourmet

pasted image 0 (7).png

Para ganhar o prêmio de melhor cozinha integrada, o arquiteto Bruno Moraes, 37, usa apenas itens de decoração brasileiros. De artesanatos mineiros e fotos de povos indígenas feitas por Rogério Fernandes, até peças contemporâneas como o premiado vaso da designer Suka Braga.

 

Casa/Living

pasted image 0 (8).png

A Casa LG, ambiente criado pelos arquitetos Bruno Carvalho (foto) e Camila Avelar, venceu duas categorias do Prêmio VEJA SP: Melhor Casa e Melhor Living da atual edição. Os tons de magenta e os tijolos de barro remetem a moradias ancestrais, ao mesmo tempo em que o projeto abriga uma série de tecnologias da marca patrocinadora.

 

Ilha de bem-estar e lounge

pasted image 0 (9).png

O cantinho da arquiteta Isabella Nalon foi eleito o melhor da mostra em 2023. O ambiente é todo decorado com materiais sustentáveis (como os fios de algodão dos móveis, em parte feitos de garrafas PET recicladas) e itens exclusivamente brasileiros.

 

Instalações de arte

pasted image 0 (10).png

Em uma enorme praça de 420 m² repleta de plantas nativas brasileiras, o multipremiado arquiteto e designer de interiores Sig Bergamin criou a instalação com seis banheiros que refletem sobre o passado e o futuro dando a ele a vitória na categoria da mostra.

 

Prêmio Especial

pasted image 0 (11).png

Em apenas 34 m² quadrados o projeto de Ester Carro, 28, abrigou quarto, sala, banheiro, cozinha e hall de estudos. Arrancou elogios dos jurados e recebeu essa menção especial.

 

Estúdio

pasted image 0 (12).png

O Espaço Solitude, da arquiteta e designer de interiores Érica Salguero, venceu a categoria Estúdio. O projeto de 66 m² cria um espaço de contemplação e introspecção, realçado por um sofisticado jogo de luzes com mistura de texturas como mármore, couro e madeira.

 

Paisagismo

pasted image 0 (13).png

Uma verdadeira floresta urbana de 163 m²  foi criada pelo casal Ricardo e Alessandra Cardim e eleita o destaque na categoria Paisagismo. Usado como descanso pelos visitantes, o ambiente tem bancos de madeira de demolição do designer Paulo Alves (foto).

 

Banheiro Público

pasted image 0 (14).png

Clima mediterrâneo foi a escolha da designer de interiores Hellen Pacheco para a concepção do agradável banheiro público da mostra. As cores e formas remetem às ensolaradas rivieras, enquanto as bossas adicionam brasilidade — como o piso de porcelanato da estilista carioca Isabela Capeto, enquanto o mobiliário é assinado por nomes de peso do design brasileiro, como Roberta Banqueri e Zanini de Zanine.

 

SERVIÇO

Casa Cor São Paulo 2023
Local: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Horário: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h
Até 06 de agosto de 2023

Casa Cor Brasília 2023
Local: Arena BRB Mané Garrincha
De 1º de setembro a 05 de novembro de 2023