O Grammy Awards, a mais prestigiada premiação da indústria musical, está prestes a celebrar sua 66ª edição neste domingo, 4. Desde sua criação em 1959, o evento tem sido um marco para artistas em todo o mundo, reconhecendo talentos notáveis e suas contribuições para a música.
A 66ª edição do Grammy está marcada para ocorrer na Crypto.com Arena, em Los Angeles. A cerimônia será transmitida nos Estados Unidos pela CBS e no Brasil através da plataforma de streaming Paramount +, a partir das 22h (horário de Brasília).
Este ano, a cerimônia promete emocionar e surpreender com três novas categorias, totalizando 94 prêmios em jogo, incluindo Melhor performance de música africana, Melhor álbum de jazz alternativo e Melhor gravação de Pop Dance.
Entre os indicados desta edição, a cantora SZA lidera com nove indicações, seguida por Olivia Rodrigo, Taylor Swift, Miley Cyrus e Billie Eilish, cada uma com seis indicações. Mas, antes de conhecer os premiados deste ano, saiba quem são os maiores vencedores da história do Grammy.
1 – Beyoncé
A cantora norte-americana Beyoncé é a maior vencedora da história do Grammy Awards, acumulando incríveis 32 gramofones dourados. Seu último feito ocorreu em 2023, quando ela venceu em categorias ‘Melhor Álbum de Dance/Eletrônica’ com o ‘Renaissance’ além de triunfar em ‘Melhor Performance de R&B Tradicional’ e ‘Melhor Gravação de Dança Eletrônica’ com as músicas ‘Plastic Off the Sofa’ e ‘Break My Soul’.
Beyoncé estabeleceu-se como a mulher mais premiada na história do Grammy, acumulando um total de 88 indicações ao longo de sua carreira.
2 – Georg Solti
Antes de Beyoncé, o maestro húngaro Georg Solti ostentava o título de maior vencedor do Grammy, com 31 vitórias. Líder da Orquestra Sinfônica de Chicago por duas décadas, Solti é lembrado por suas notáveis contribuições para a música clássica.
3 – Quincy Jones
O lendário produtor Quincy Jones, conhecido por seu trabalho no álbum ‘Thriller’ de Michael Jackson, conquistou 28 Grammys ao longo de sua ilustre carreira. Sua última vitória aconteceu em 2019, na categoria de ‘Melhor Vídeo Musical Longo’ com o documentário ‘Quincy’, produzido pela Netflix.
Ao todo, Quincy Jones acumula 80 nomeações ao Grammy, refletindo seu impacto duradouro na indústria musical.
4 – Alison Krauss e Chick Corea
Com 27 prêmios cada, Alison Krauss e Chick Corea compartilham o quarto lugar entre os maiores vencedores da história do Grammy.
Alison Krauss, reconhecida como a artista feminina mais premiada na categoria Country, recebeu 44 nomeações ao longo de sua carreira, enquanto Chick Corea é aclamado como o artista mais premiado na categoria de Jazz, acumulando 72 indicações.
5 – Pierre Boulez
Encerrando a lista dos cinco maiores vencedores está o maestro Pierre Boulez, com 26 vitórias em 67 nomeações ao Grammy.