A maior premiação da indústria cinematográfica da Europa, o Festival de Cannes está em sua 76ª edição e já premiou diversos filmes que são verdadeiras obras de arte ao longo de sua história. Além da Palma de Ouro, a premiação máxima, o festival oferece mais 10 possibilidades de honra aos longas e curtas apresentados.
Os brasileiros, inclusive, fazem parte de diversas categorias vencedoras ao longo dos anos do festival francês. O mais recente, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, recebeu o Prêmio do Júri da mostra, em 2019. Foi o último filme verde e amarelo a ser premiado em Cannes. Agora, outros títulos do país estão concorrendo, inclusive uma novidade de do diretor de Bacurau, que em 2023 traz a Cannes “Retratos Fantasmas”.
O mais esperado pelo júri, no entanto, é “Firebrand”, de Karim Aïnouz.
Veja abaixo os títulos já premiados no Festival de Cannes:
O primeiro filme brasileiro a alcançar prestígio internacional foi “O Cangaceiro” (1953), dirigido por Lima Barreto. A obra narra a história do cangaceiro Galdino e seu bando, que aterrorizam os vilarejos do sertão nordestino. O filme conquistou o prêmio de Melhor Filme de Aventura em Cannes. Assista ao longa completo aqui:
Outro destaque é “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte. Até hoje foi o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro. O drama retrata a jornada de Zé Burro, um homem humilde que faz uma promessa a Santa Bárbara e enfrenta diversas dificuldades para cumpri-la.
VIDEO
Glauber Rocha recebeu o prêmio de Melhor Diretor em Cannes com “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969). O filme acompanha Antônio das Mortes, um matador de cangaceiros que decide poupar a vida de um beato agitador, entrando em conflito com os desejos de um coronel.
video
Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Interpretação Feminina em Cannes com o filme “Eu Sei Que Vou Te Amar” (1986). Dirigido por Arnaldo Jabor, o filme retrata um casal que decide terminar o relacionamento, mas se encontra novamente após três meses para uma conversa cheia de emoções e revelações.
video
“Linha de Passe” (2008), dirigido por Daniela Thomaz e Walter Salles, recebeu o prêmio de Melhor Atriz Feminina pela atuação de Sandra Corveloni. O filme conta a história de quatro irmãos criados por uma empregada doméstica e aborda temas como sonhos, religião e a importância do futebol.
video
Por fim, “Bacurau” (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi premiado com o Prêmio do Júri em Cannes. O filme retrata um povoado isolado no sertão brasileiro que enfrenta estranhos acontecimentos e luta contra um inimigo desconhecido.
video