GPS Brasília comscore

Conheça os diversos tipos de protetor solar existentes

Com a grande incidência dos casos de câncer de pele, confira algumas variações do protetor solar e reforce seus cuidados
gps-brasilia-protetor-solar
Foto: Unsplash

Compartilhe:

O verão chegou. Mais do que pensarmos só em festas nessa reta final de ano, há também quem já esteja planejando as férias e irá partir rumo a outros destinos para aproveitar a estação oficial do sol, do calor e das viagens.

Não importa se você esteja pensando em ir à uma das belíssimas praias brasileiras, ou se está buscando um destino no exterior: mesmo com a trégua que o calor deu aqui em Brasília, é no verão que reforçamos a importância do uso do protetor solar, já que dezembro é o mês oficial de conscientização do Câncer de Pele.

De acordo com dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, anualmente são diagnosticados cerca de 175 mil casos de câncer de pele no país. O número corresponde a exatamente um quarto do índice de tumores malignos registrados aqui no Brasil, e o fator de risco mais importante para a propagação da doença é justamente o excesso de exposição ao sol sem a devida proteção.

gps-brasilia-protetor-solar
Foto: Unsplash

Há quem associe o uso do protetor solar apenas quando se está na praia ou piscina, mas a verdade é que até em ambiente interno pode ser importante reforçar seu uso. Principalmente para quem trabalha com computadores.

“Se você passa muito tempo embaixo de luz artificial, em frente ao computador ou mesmo olhando o tempo todo o celular, saiba que também precisa aplicar protetor solar nessas horas, pois a luz azul emitida por esses dispositivos pode ser responsável pelo desenvolvimento de manchas de pele e mesmo câncer de pele”, adverte o dermatologista Fabrício Theodoro do Grupo Santa Lúcia.

Hoje existe uma grande variedade de produtos que oferecem essa proteção e cabem perfeitamente nas nossas rotinas. Com diferentes texturas e aplicações, fica fácil escolher o que mais se adapta ao seu modo de vida:

 

Creme: é o que todos conhecemos, mais comum de ser encontrado e com preço mais em conta. Deve ser aplicado de maneira uniforme, massageando a região para melhor absorção. Recomenda-se que seja reaplicado a cada duas ou três horas, ou sempre que se sair da água.

Spray: presente nas prateleiras há alguns anos, essa variação ganhou a simpatia dos pais e mães por sua praticidade na aplicação, mas pode ser utilizado por adultos também. Deve ser reaplicado a cada duas ou três horas.

Gel: por apresentar uma textura mais leve, menos oleosa e com rápida absorção, virou um dos favoritos para quem busca proteção solar facial.

Fluido: possui textura líquida, leitosa e é um dos mais aceitos para uso em peles negras por evitar o famoso white-cast, aquele aspecto esbranquiçado/acinzentado que alguns protetores costumam deixar no rosto. Porém, é mais difícil de ser removido, necessitando do uso de demaquilantes ou sabonetes em óleo.

Pó: é um dos favoritos das mulheres por apresentar cor e poder ser usado por cima da maquiagem, mas não deve ser usado sozinho.

Bastão: é o mais prático de todos pois ocupa pouco espaço na nécessaire, mas possui textura um pouco mais densa e deve ser aplicado com cuidado, espalhando bastante.

Cápsulas: essa nova versão chegou como uma maneira de reforçar a proteção solar de dentro para fora do organismo e também serve como antioxidante para a pele, mas é mais recomendado ser usado junto a um outro método de proteção. Apenas a cápsula não te deixará cem por cento protegido.