GPS Brasília comscore

Conheça os brasilienses que inovam na produção de conteúdo sobre futebol

Lucas Veloso, Vitor Castro e Matheus Gomes mudaram a linguagem de como se fala sobre futebol e vem provando por meio das redes sociais que o assunto tem muito mais a oferecer

Compartilhe:

Com uma linguagem diferente das transmissões que vemos por aí, um trio de brasilienses tem mudado a forma de narrar esportes no Brasil. Lucas Veloso (@lucasfvelosoo), Vitor Castro (@vitor.vcastro) e Matheus Gomes (@gomessmatheus) iniciaram o canal FutWorld no TikTok por gosto e paixão pelo futebol, mas também uma necessidade de comunicar o assunto às pessoas de uma forma mais profunda, clara e única. Além disso, a falta de representatividade sobre o tema na capital federal parecia uma boa oportunidade de negócio

 

“Sempre fomos apaixonados pelo futebol. E, mesmo com Brasília não tendo clubes que disputem as ligas mais altas do país, queríamos representar da melhor forma possível a cidade em que nascemos e crescemos”, iniciam.

 

_MSG4192.jpg
ucas Veloso (@lucasfvelosoo) e Vitor Castro (@vitor.vcastro)

 

Imagem do WhatsApp de 2023-06-15 à(s) 14.28.34.jpg
 Vitor Castro (@vitor.vcastro), Matheus Gomes (@gomessmatheus), Lucas Veloso (@lucasfvelosoo)

 

Desde o início, visto como um projeto profissional, o trio começou a produzir conteúdo pelo Instagram, mas sentiu a necessidade de alcançar mais visibilidade e passou a testar vídeos no TikTok, onde ganharam grande popularidade. Atualmente, contam com mais de 1 milhão de seguidores, conquistados em 9 de junho, após dois anos e meio de investimento.

 

O crescimento foi relativamente rápido para o grupo e, desde a conquista do milhão, as coisas se aceleraram. Agora, o projeto ocupa a maior parte do tempo dos meninos. Lucas e Vitor são os principais rostos diante das câmeras, enquanto que Matheus é o responsável pela direção, filmagem e edição do canal.

 

“Depois de várias tentativas de negócio que não tiveram sucesso, o Veloso e o Vitinho decidiram trabalhar com o que mais amam: futebol. Inicialmente, nós apenas publicávamos notícias em posts no Instagram, sem aparecermos. Ao não vermos resultados tão positivos, decidimos começar a fazer vídeos no TikTok e obtivemos sucesso”, conta o trio em entrevista à GPS|Lifetime.

 

O reconhecimento pelo bom trabalho tem sido impressionante. Para a Champions League 2023, os meninos receberam uma caixa promocional da HBO MAX para produtores de conteúdo e, pouco antes disso, foram contatados pela Cazé TV. “Marcas têm nos procurado, como a HBO Max e a Cazé TV, por exemplo. E temos sido reconhecidos por pessoas que são referência para nós”, destacam

 

CX 2.jpg

 

CX 5.jpg

 

CX 4.jpg

 

Veja vídeo completo da unboxing:

 

Outra conquista foi o reconhecimento do clube Fortaleza, da primeira divisão, que demonstrou admiração pelo trabalho. Juntos, eles fizemos uma colab no Instagram. Confira:

 

 

Mas o que esses meninos fazem de tão diferente os profissionais já estabelecidos na cobertura esportiva brasileira? A linguagem é o principal diferencial e o ponto forte. Além de fugirem da linguagem “chula”, Lucas, Vitor e Matheus humanizam os jogadores, algo difícil de ser visto na cobertura tradicional.

 

“Mostramos o lado mais especial do futebol. Sempre humanizando os jogadores e buscamos demonstrar a parte mágica, as superações e as histórias que existem nesse esporte maravilhoso”, explicam. “Estamos focados em estudar o jogo para construir um autoridade e trazer informações e análises da atualidade. Outro diferencial é a questão da profissionalização. Nunca entramos na zona de conforto, sempre buscando a melhor forma de transmitir o futebol.”

 

Sobre os formatos, um ponto essencial na produção de conteúdo, os meninos já tentaram de tudo até encaixarem o modelo atual. “Inicialmente, usávamos apenas uma tela verde do próprio TikTok, com edição mínima, e falávamos de notícias com o áudio do celular”, contam. “Depois, passamos a editar no aplicativo Capcut e começamos a montar times e contar histórias, buscando mexer com a imaginação e emoção dos fãs de futebol”, explicam.

 

A maior profissionalização veio com a entrada de Matheus Gomes, o terceiro integrante. Ele é profissional de fotografia e vídeo, já conhecia Lucas e Vitor por ser cunhado de Lucas, e logo comprou a ideia ao perceber o potencial. “No passo seguinte, foi quando nos juntamos ao Matheus. Ele estava com uma empresa nova dentro da área de produção de conteúdo, então juntamos forças e nos profissionalizamos. Com isso, passamos a ter um estúdio, câmeras, luzes, microfone… equipamento profissional. Seguimos tentando evoluir a cada dia”.

 

Além da linguagem e técnica apuradas, Lucas, Vitor e Matheus se interessam não apenas pela análise do jogo, mas também pelas histórias e jornadas dos jogadores. Que atletas geralmente tem histórias e tanto, já sabemos, mas faltava um canal de comunicação para contar essas narrativas de forma constante e humanizada, especialmente no futebol.

 

“Entendemos a melhor forma de contar história, trouxemos mais variações de conteúdo: atualidades, passado, previsões.” 

 

Veloso.jpg

Como já deu para perceber, esses meninos não param. Atualmente, estão em busca de parcerias e investimentos para melhorar cada vez mais o conteúdo. Um dos próximos passos do canal será o lançamento de vídeos documentais voltados para o YouTube, sempre mantendo a essência da comunicação, mas com novas possibilidades dentro da plataforma

 

E o objetivo deles também é claro com cada passo que dão: “Nos tornarmos referência nacional dentro do esporte, cumprindo cada vez mais nossa missão de fazer as pessoas se apaixonarem pelo futebol”, finalizam. 

 

@lucasfvelosoo @vitor.vcastro @gomessmatheus
https://www.instagram.com/futworld010/

 

Confira a evolução dos meninos:

Imagem do WhatsApp de 2023-06-15 à(s) 14.26.15.jpg

 

vitor e veloso.jpg

 

_MSG4208.jpg

 

_MSG4177.jpg