Categories: Viagem

Conheça o Domus Tiberiana, primeiro palácio imperial romano

Imagina visitar um palácio milenar que foi o primeiro palácio do Império Romano? Esse lugar existe e se chama Domus Tiberiana. Estava fechado há 50 anos por conta de problemas estruturais, mas agora o público tem acesso a essa joia arqueológica. Fica na encosta do Monte Palatino, com vista para o majestoso Fórum Romano. Por ali, diversos segredos são guardados e valem ser explorados.

Foi construído no século 1 d.C., a Domus Tiberiana abrange uma ampla variedade de áreas, incluindo bairros residenciais, deslumbrantes áreas ajardinadas, locais de culto, salas de proteção ao imperador e um bairro de serviços voltado ao Fórum Romano. Com suas recentes renovações e musealização, a Domus Tiberiana retorna à cena cultural de Roma como um bem histórico que estava perdido para o mundo moderno.

Os visitantes agora têm a oportunidade de percorrer os antigos caminhos usados pelo imperador romano e sua corte. Além disso, podem explorar uma mostra de centenas de artefatos encontrados durante escavações recentes, incluindo estátuas, decorações, moedas e objetos em metal e vidro, que fornecem um vislumbre precioso da vida no auge do Império Romano.

Alfonsina Russo, arqueóloga e diretora do Parco Archeologico del Colosseo, a zona arqueológica que abrange o Coliseu, o Fórum Romano e a Domus Tiberiana, expressou seu entusiasmo nas redes sociais: “A reabertura da Domus Tiberiana é mais um passo importante para a plena fruição da área arqueológica central de Roma, a maior do mundo em um contexto urbano extraordinário.”

Ao longo da história, passou por diversas ampliações e remodelações. As intervenções mais significativas ocorreram durante os reinados dos imperadores Domiciano (81-96 d.C.) e Adriano (117-138 d.C.), expandindo o local para uma extensão impressionante de quatro hectares.

A história da Domus Tiberiana não se limita à era imperial. No século 7 d.C., o local serviu como sede papal sob o reinado de João VII, antes de entrar em um período de abandono que durou séculos. No século 16, a família Farnese ergueu os Horti Farnesiani nos terraços da Domus Tiberiana, um dos primeiros jardins privados da Europa destinados a abrigar uma nova corte.

Carolina Cardoso

Jornalista experiente, já atuou como editora em diversos veículos da capital. No GPS, é produtora de conteúdo e repórter de lifestyle.

Posts Recentes

Plano básico da Netflix sem anúncios é encerrado nos EUA

Brasileiros ainda podem manter a assinatura mensal mais barata, com resolução de 720 pixels

28 minutos ago

Saiba onde curtir festivais durante as férias de julho

Opções em diversas cidades do País, os festivais famosos por unir música e experiências são…

1 hora ago

Dia do Chocolate: onde comemorar em Brasília

Restaurantes do DF celebram o Dia do Chocolate. Casas estão recheadas de sobremesas para comemorar…

3 horas ago

Seleção brasileira fica pelo caminho na Copa América

Brasil perde do Uruguai nos pênaltis e é eliminado nas quartas de final da competição

11 horas ago

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada

16 horas ago

5 livros para ler com as crianças nas férias escolares

Criar hábito da leitura na infância contribui para a saúde e pode ser adotado de…

17 horas ago