Nessa terça-feira, 16, o Auditório do Museu Nacional da República, em Brasília, foi palco do lançamento do aguardado Circuito Brasília em Folia, um projeto que promete transformar o cenário do carnaval na capital. A iniciativa integra três territórios carnavalescos do centro da cidade: o Setor Carnavalesco Sul, o Bloco das Montadas e a Plataforma da Diversidade.
Com um público estimado em 400 mil pessoas durante os quatro dias de festividades, de 10 a 13 de fevereiro, o Circuito Brasília em Folia se destaca como uma proposta inovadora para a celebração carnavalesca na região. A coordenadora do circuito e produtora do Carnapati, Dayse Hansa, apresentou o projeto que se estenderá por três quilômetros, abrangendo cerca de 30 blocos.
“Esse protótipo é um pouco do nosso observar de muitos anos, décadas até, do carnaval em Brasília, mas também do nosso acompanhamento de carnavais de ruas de outras cidades. Vamos tentar experienciar esse desafio que vai ser percorrer uma avenida com carnaval sem grades, onde ambulantes possam trabalhar e serem nossos bares, tenha sustentabilidade, acessibilidade, folia e respeito”, explica Dayse.
O subsecretário de Difusão de Diversidade Cultural do DF, João Cândido, destacou a importância do circuito para Brasília. “Esse circuito será muito importante para Brasília. Podemos ter um dos melhores carnavais na história do DF”, enfatiza o subsecretário.
Segundo a Calculadora Cultural, o investimento de R$ 1,245 milhão no Circuito Brasília em Folia resultará em um impacto econômico positivo de mais de R$ 80 milhões. Além disso, mais de mil pessoas, entre artistas, técnicos e prestadores de serviços, serão diretamente contratadas, impulsionando o desenvolvimento econômico local.
Novas estruturas
Em 2024, tanto o Bloco das Montadas quanto a Plataforma da Diversidade encontrarão novos locais: o primeiro no gramado da Biblioteca Nacional de Brasília no Eixo Monumental, e o segundo no Eixo Cultural Ibero-americano, ao lado da Torre de TV. O Setor Carnavalesco Sul permanecerá no Setor Comercial Sul. O trajeto entre esses espaços contará com dois trios elétricos, arrastando foliões pelo percurso, além da programação diversificada nos três palcos.
O projeto vai além da centralização, abrangendo ensaios, apresentações e desfiles de blocos em diferentes regiões administrativas como Ceilândia, Taguatinga, Jardim Botânico, Cruzeiro e Plano Piloto. Campanhas educativas sobre cultura carnavalesca, redução de danos, combate ao assédio e cuidado com a limpeza urbana são elementos fundamentais do Brasília em Folia.
O fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, em parceria com a Associação Artística Mapati, o Instituto No Setor e o Distrito Drag, e o apoio do coletivo Folia com Respeito e do Instituto Macondo garantem a transparência e a viabilidade desse projeto grandioso que promete marcar uma nova era para o carnaval na capital federal.
Serviço
A programação completa do Circuito Brasília em Folia será divulgada através do Instagram do projeto: instagram.com/circuitobsbfolia