GPS Brasília comscore

Conheça o acervo digital do Museu Nacional

A digitalização de artefatos históricos tem ajudado na restauração do catálogo após o incêndio que destruiu a instituição em 2018

Compartilhe:

Você gosta de **antiguidades**? Tem curiosidade sobre **itens históricos**? Agora, para visitar o **Museu Nacional**, não é mais preciso viajar ao **Rio de Janeiro**. Um acervo digital conta com **59 peças**, que podem ser observadas em uma **experiência tridimensional**. Em 2018, um **devastador incêndio** acometeu a instituição. Neste ano, o tradicional palácio na **Quinta da Boa Vista** reabriu as portas.

Muitos artefatos foram danificados ou perdidos durante o acidente. Mas a **tecnologia** tem ajudado na recuperação do acervo. Isso porque os principais itens foram **digitalizados e arquivados**. O **Laboratório de Processamento de Imagem Digital (Lapid)** trabalha com os arquivos e, também, com a **impressão 3D** dos modelos. Com esse processo, a restauração de parte do catálogo do **Museu Nacional** poderá ser efetivada. Datado de mais de 11 mil anos, o **crânio de Luzia** é uma das peças mais importantes da história brasileira e ganhou uma versão impressa em três dimensões.

![Reprodução/Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/305540920_116896611140907_5293110871893020750_n_9e06a757df.jpg)

No **acervo digital**, itens de diferentes áreas estão a um clique de distância. Paleontologia, geologia, arqueologia e etnologia são algumas das áreas contempladas pela **exposição virtual**. A coleção é interativa, é possível observar os itens de diferentes ângulos e **observar detalhes dos artefatos**. Uma peça que impressiona é uma **máscara funerária de origem egípcia**, que foi perdida em meio ao **incêndio**.

**Acesse o acervo completo[ aqui](https://sketchfab.com/lapid.mn/models).**

A reabertura do **Museu Nacional** aconteceu em comemoração ao B**icentenário da Independência do Brasil**. As obras ainda não foram integralmente finalizadas, 75% da reforma foi concluída. Na comemoração, foram entregues a fachada principal e o jardim frontal do **Palácio de São Cristóvão**. A construção é histórica, foi residência da **família imperial**, e a previsão para o término da revitalização é para o início de **2023**.