Conheça Cucan, o restaurante que homenageia Brasília na Casacor

O gramado do Mané Garrincha virou quintal em meio a arquitetura candanga do Cucan | Foto: Edgar Cesar

Já virou tradição da Casacor fechar parcerias com restaurantes consagrados da capital federal para atrair ainda mais pessoas e servir como ótimas opções de refeição em meio às visitas aos ambientes. Nesta edição de 2024, no entanto, há um diferencial: pela primeira vez, um restaurante inédito se junta à mostra. Um respeitado escritório de arquitetura e um chef de cozinha renomado uniram forças para criar o Cucan, uma experiência verdadeiramente brasiliense que celebra a arte e a gastronomia de Brasília em um só lugar.

Foto: Gilberto Cardoso

Logo na entrada o cliente consegue se identificar com vários itens usados na arquitetura e decoração do ambiente. Nas paredes da lateral, os tradicionais cobogós; abaixo do balcão do bar, azulejos com traços bem característicos inspirados nas obras de Athos Bulcão; e ao fundo, um painel com imagens que simbolizam nosso quadradinho com perfeição.

Todo o ambiente é assinado por Luciana Canalli, proprietária da On Arquitetura, empresa que acabou de comemorar 10 anos de história. Já quem assina o cardápio é o dinamarquês Simon Lau, do renomado restaurante Aquavit.

 Luciana disse que fez questão de escolher apenas designers brasilienses, artistas locais e marcas da capital para compor o espaço.

“Todo mobiliário é assinado com o design brasilense. Cada poltrona, mesa, cadeira. Nós temos oito designs aqui envolvidos. As pessoas não têm noção dos talentos que a gente tem na cidade. Além dos designs, os artistas também são de Brasília, como Orestes Vaz e Daniel Jacaré, que fez um painel mostrando um pouco do que é a vivência das pessoas num conceito de cidade-jardim”, detalhou.

Foto: Fred Schueler

O sofisticado ambiente contou ainda com produtos das marcas Quina Azulejaria, Vigga Engenharia, Caminho Oficina e Marmoraria Multipedras.

No próprio nome do restaurante já temos a homenagem à Brasília. Sim, Cucan, significa culinária candanga. E é claro que no cardápio também existem referências ao gosto do brasiliense. Tudo realmente foi pensado para destacar o Distrito Federal através de uma experiência imersiva, unindo estética e bom gosto.

Foto: Gilberto Cardoso

No menu, o chef Simon Lau trouxe ingredientes do cerrado para os pratos, mas sem deixar de fazer um mistura com ingredientes do País todo, afinal “Brasília também é essa mistura do Brasil, né?”, ressaltou Luciana. Para a arquiteta, as ideias de todo o projeto, desde cardápio ao projeto arquitetônico, foram inovadoras e desafiadoras.

“Uma das coisas mais desafiadoras nesse projeto foi o conceito da cozinha totalmente aberta. O que foi um pedido do Simon. No restaurante Aquavit ele recebe na casa dele, já é um negócio bem íntimo. Então ele quis fazer a mesma proposta. “, explicou.

Ficou com vontade de conhecer o Cucan? Você tem pouco tempo, afinal, a Casacor encerra as atividades deste ano na quarta-feira (16). No entanto, aqui vai um spoiler para os amantes de Brasília e da boa culinária: apesar do restaurante ser uma operação completamente nova, o projeto na mostra serviu como um ensaio para abrir uma unidade em breve, provavelmente na Asa Sul.

Então, ao que tudo indica, em 2025 teremos mais uma excelente opção gastronômica nas ruas do Plano Piloto. Agora é aguardar.

Danilo Nicolau Brandão, Luciana Canalli, Simon Lau e Marcus Siqueira | Foto: Gilberto Cardoso

Relacionados.

Confira quais são os melhores bares do mundo; Brasil tem 8 casas no ranking

17 chefs brasileiros estão entre os melhores do mundo

Vinho brasileiro é eleito um dos 50 melhores do mundo