Conheça as universidades mais bonitas do mundo de 2024

Foto: Divulgação/Wenzhou-Kean University

Apesar de serem espaços voltados para os estudos, algumas universidades espalhadas pelo mundo são verdadeiros pontos turísticos, já que suas arquiteturas são belíssimas. O Prix Versailles, responsável por reconhecer o melhor da arquitetura global, elegeu os centros universitários mais bonitos de 2024. 

Segundo a publicação, a lista é composta por seis edifícios que “incentivam simultaneamente a criatividade, a reflexão sobre o patrimônio local e a eficiência ecológica, e deixam uma marca extraordinária em suas localidades”.

Confira o ranking: 

  1. Universidade Wenzhou-Kean – China

O edifício criado pela Perkins&Will destaca-se pela sua personalidade futurista e por um sistema de gestão de água que se integra em equilíbrio com a natureza que rodeia a escola. O design é inspirado nas ruas de sua província de acolhimento em que está fixado.

Foto: Divulgação

 

  1. Universidade Paris-Saclay – Paris

Em Orsay, na França, o Centro Henri Moissan é um dos maiores marcos arquitetônicos da Europa. O projeto do local foi desenvolvido por Bernard Tschumi e Groupe-6. A fachada do edifício parece antecipar o futuro, pois está localizado em frente a uma nova estação ferroviária.

Foto: Divulgação

 

  1. Universidade de Edimburgo – Edimburgo

A instituição, uma das mais antigas do mundo, foi recentemente renovada pela Bennetts Associates. O projeto mesclou o novo Edinburgh Futures Institute com a Old Royal Infirmary, classificada pela UNESCO, por meio de um design de interiores moderno.

Foto: Divulgação

 

  1. Universidade Tecnológica de Nanyang Gaia – Singapura

Esse é o maior edifício de madeira da Ásia. A fachada, com uma curvatura semelhante à da Terra, acolhe o espaço. O projeto, desenvolvido pelas empresas Toyo Ito e RSP, também funciona com uma redução considerável da utilização de energia não renovável.

Foto: Divulgação

 

  1. Universidade Johns Hopkins – Washington

Localizada entre a Casa Branca e o Capitólio, a universidade teve projeto que prometeu entregar “inteligência, ciência e razão” para enfrentar “os maiores desafios” do mundo e, para isso, criou “salas suspensas”. Ennead Architects, empresa que desenvolveu o local, foi também responsável pela sua renovação.

Foto: Divulgação

 

  1. Universidade de Nova York – Nova York

Em Greenwich Village, o edifício criado por David Brody Bond e Kieran Timberlake tem uma atmosfera futurista. Uma estrutura de vidro e blocos 3D guardam o projeto. Os ginásios, as salas de aula, os auditórios, os porões e os espaços abertos foram desenvolvidos para promover também encontros informais.

Foto: Divulgação

Relacionados.

Milagre da multiplicação de peixes pode ter explicação científica, aponta estudo

Belém inaugura um dos maiores museus a céu aberto da América Latina

Fashion Tour Roda de Estilo: evento reúne moda e sustentabilidade em Brasília