Muito se fala em circuitos da moda e até mesmo de cinema, mas sabia que há feiras de arte super esperadas todos os anos? Da Suíça ao Brasil, a primeira com maior prestígio é a Art Basel, que possui mais de 50 anos de história.
A mostra reúne uma variedade de nacionalidade e tem mais de 300 exibidores por ano. Nasceu na cidade de mesmo nome, Basel, na terceira maior cidade suíça, pelas mãos de Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt.
A Art Basel é um dos principais palcos para artistas em ascensão. Por lá, foram identificados e lançados ao mundo: Julian Opie, Tony Cragg, além da dupla, Peter Fischli e David Weiss. Em 2023, 53 anos após o lançamento, é considerada a principal feira de arte do mundo. Além da grande mostra, que ocorre tradicionalmente na Suíça, há pop-ups como a Art Basel Miami.
A Feira de arte ARCO é outra das exposições conjuntas mais famosas e quistas do mundo. A mais tradicional é a ARCOmadrid, também de arte contemporânea. A primeira edição ocorreu em 1982 e foi uma das “principais plataformas do mercado artístico no âmbito do circuito internacional de promoção e divulgação da criação artística”, explica o site. Atualmente, a Arco divide o calendário, além da ARCOmadrid, com a ARCOlisboa. A primeira realizada em fevereiro, a segundo em maio.
A mostra na capital portuguesa, inclusive, começa nesta quarta-feira, 24. O foco de 2023 estará em suas seções: a África em Foco, com curadoria de Paula Nascimento; e a Opening Lisboa, com curadoria de Chus Martínez e Luiza Teixeira de Freitas.
A Frieze London está prevista para outubro de 2023, parte do circuito obrigatório dos festivais de arte, existe desde 2003, encabeçada por Amanda Sharp, Matthew Slotover e Tom Gidley. O local da mostra é fixo: The Regent’s Park.
A fim de fomentar esse universo, em outubro de 2021, a Frieze também lançou o No.9 Cork Street, um espaço permanente para visitar galerias internacionais no coração de Mayfair, Londres. E, em setembro de 2022, a Frieze Seoul foi lançada na Coreia do Sul. Há ainda a Frieze Los Angeles e a Frieze Nova York. A principal frente da marca, no entanto, é uma revista de arte contemporânea.
A Bienal de São Paulo é considerada um dos três principais eventos artísticos do mundo. De autoria de Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado, na maior parte das vezes ocorreu no Parque do Ibirapuera. Sob o guarda-chuva da temática “Coreografias do Impossível”, em 2023, a feira trouxe uma narrativa das possibilidades dentro das limitações que o Brasil impõe às artes. Ocorreu de 13 de maio até 20 de maio de 2023.
O Pavilhão da Bienal, no parque, foi um projeto de Oscar Niemeyer, inaugurado em 1954.