A noite com jazz da mais alta qualidade e vinhos escolhidos a dedo pelo especialista João Paulo Araújo do Barto está chegando. O GPS – Wine&Jazz, realizado nesta quinta-feira, 25, além de trazer Indiana Nomma, oferece aos convidados quatro opções de vinhos, mais o um espumante nacional, que muito tem agradado os críticos.
Estrela do GPS – Wine&Jazz, Indiana Nomma conta um pouco de sua história
Confira as escolhas do Bartô:
- Folklore
O vinho Folklore é um blend tinto orgânico que vem da Espanha. É uma escolha alegre e vibrante, com uma boa acidez e perfil frutado, tornando-o perfeito para momentos de descontração e conversas leves com amigos.
Este vinho é feito exclusivamente a partir da uva Tempranillo, uma variedade emblemática da Espanha, conhecida por produzir vinhos de excelente qualidade. As uvas utilizadas no Folklore provêm de vinhedos com cerca de 20 anos, o que contribui para a maturidade e concentração dos sabores.
Uma das características distintivas do Folklore é o seu caráter orgânico. Isso significa que as uvas são cultivadas seguindo práticas agrícolas sustentáveis.
- El Porfiado
Uruguaio proveniente da vinícola “El Legado, Bodega Boutique”, o vinho tem um um blend especial de 70% Tannat, 20% Merlot e 10% Cabernet Franc, o que o faz agradável ao paladar de diversas pessoas. Ele é envelhecido por nove meses em barricas de carvalho, o que traz a cor vermelho púrpuro intensa com reflexos violáceos.
O aroma também frutado é acompanhado pelo adocicado da baunilha, proporcionando um sabor potente e marcante, com boa concentração de aromas e taninos elegantes, de final suculento e fresco.
- La Croix de Pez de Sait Estèphie
Também tinto, esse é francês e tem um aroma mais adocicado, em sua composição: café, caramelo, cereja e chocolate. Também traz o blend das uvas cabernet sauvignon, cabernet franc e merlo. Com um tom mais completo, o La Croix de Pez traz um toque seco no final, e tem um gosto mais frutado, equilibrado e fino. É um vinho ousado nas notas, mas agradável e fácil de beber.
- Toso Prosecco
O espumante é italiano e ganhou popularidade mundial devido ao sabor leve, refrescante e borbulhante. Originário da região de Veneto, no nordeste da Itália, o Prosecco é feito principalmente a partir da uva Glera, embora possa ser complementado por outras variedades de uvas brancas locais. O oferecido na noite entra na categoria extradry, o que representa o teor de açúcar residual.
- Espumante 1913
Produto de destaque no mundo dos vinhos espumantes, o espumante 1913 é conhecido pela qualidade excepcional. Tem origem de uma vinícola especializada, na região de Champagne, na França. É um espumante de edição limitada que remonta ano a ano a produção.
Sua produção segue o tradicional método champenoise, que envolve uma segunda fermentação na garrafa, resultando em suas características únicas e nas borbulhas finas e persistentes tão apreciadas em um bom espumante. A combinação de uvas selecionadas e técnicas de vinificação meticulosas resultam em um vinho espumante de alta qualidade, complexidade e elegância.