Já virou tradição associar cores com os cuidados à nossa saúde. Campanhas que começaram há alguns anos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul – que trazem consciência e cuidado na prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de próstata, respectivamente – foram se desdobrando e agora, cada vez mais, vemos novas iniciativas surgirem, sempre buscando deixar os brasileiros mais atentos com o próprio bem-estar.
Entramos em dezembro e o azul agora dá espaço a duas cores: vermelho e laranja. No primeiro dia do mês é celebrado o Dia Mundial de Combate a AIDS, e por essa razão, o vermelho é a cor escolhida para trazer à tona a importância de se conscientizar sobre o tratamento dela e de outras ISTs.
Apesar de não ter cura, quem convive com o vírus HIV pode ficar indetectável e com risco zero de transmissão. Basta fazer o tratamento adequado e continuar se cuidando, fazendo o uso de preservativos, se testando regularmente e buscando informações atualizadas.
Já o laranja serve para trazer maior cuidado e conscientização sobre o câncer de pele. Muitos brasileiros gostam de aproveitar a chegada do verão e dos dias mais quentes para ir à praia ou ao clube e se bronzear, mas acabam se esquecendo de tomar cuidado com a proteção e ficam expostos ao sol por tempo prolongado.
A campanha reforça a importância do uso de protetores solares e de ficar atento à possíveis manchas que possam aparecer no rosto e corpo: se elas causarem coceira, descamar ou sangrar, é importante procurar um médico dermatologista e fazer uma análise.
Vale lembrar que o câncer de pele é o mais incidente no Brasil e no mundo e que apesar da alta chance de cura, se não for tratado adequadamente pode deixar sequelas expressivas.