GPS Brasília comscore

Conheça as cidades mais caras do mundo em 2023

Vivemos tempos desafiadores, onde a crise global no custo de vida atinge residentes das grandes cidades de forma intensa. A Economist Intelligence Unit (EIU) analisou 173 metrópoles, comparando mais de 400 preços individuais de produtos e serviços, revelando um aumento médio de 7,4% no custo de vida em 2023, em comparação com os dados do ano anterior.

A pesquisa avaliou o Índice Mundial de Custo de Vida, que destaca uma escalada expressiva nos preços dos alimentos, sendo um dos fatores mais impactantes na vida cotidiana dos habitantes urbanos. Embora o aumento seja ligeiramente inferior ao registrado em 2022 (8,1%), os números continuam a desafiar as tendências históricas.

As dez cidades mais caras 

No ranking das cidades mais caras para se viver, encontram-se Singapura e Zurique empatadas em primeiro lugar. Zurique, na Suíça, subiu do sexto lugar, impulsionada pela força do franco suíço e pelos elevados preços de alimentos, bens domésticos e lazer. 

Nova York ocupa a terceira posição. Na pesquisa anterior estava empatada com Singapura, agora divide a posição com Genebra, outra cidade suíça, que aparece no topo dos lugares com o custo de vida mais caro do planeta. 

Para fechar o ranking das 10 cidades mais caras, Hong Kong, ex-colônia britânica, e território autônomo no sudeste da China, aparece em quinto lugar. Los Angeles em sexto, Paris em sétimo, Tel Aviv, em Israel, e Copenhague, capital da Dinamarca estão empatados em oitavo, e São Francisco, nos Estados Unidos, em décimo.

Paris, Los Angeles e Tel Aviv aparecem no top 10

Hong Kong

Cidades baratas 

A desvalorização do rublo russo, desde a invasão russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, teve um impacto marcante nas cidades russas. Moscou e São Petersburgo caíram significativamente no ranking, saindo da posição 105 para 142 e da 74 para 147, respectivamente.

Cidades chinesas, como Pequim, enfrentam uma lenta recuperação pós-pandemia e uma “demanda moderada do consumidor”, refletindo em uma queda em seus lugares no ranking.

Enquanto isso, Damasco, na Síria, mantém sua posição como a cidade mais barata do mundo, seguida por Teerã, no Irã, e Trípoli, na Líbia.

Veja também

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

A noite terá Menu completo, bebidas alcoólicas e não alcoólicas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.